Subir e descer escadas ajuda para quem tem varizes?
Postado em: 19/04/2023
Se você sofre de Varizes, provavelmente já ouviu falar sobre a importância do exercício físico para melhorar a circulação sanguínea. Por isso, é fundamental encontrar opções no cotidiano que ajudem na prática regular de atividades.
Uma opção simples e fácil de incorporar ao dia a dia é trocar o elevador pelas escadas. Mas, muita gente se pergunta se essa substituição pode ser prejudicial à saúde das pernas, já que exige um esforço extra das panturrilhas.
Quer entender a relação entre subir e descer escadas e as varizes? Continue a leitura!
Escadas e varizes
Subir e descer escadas pode ser benéfico para quem tem varizes. Isso porque o movimento dos músculos das pernas durante o exercício ajuda a bombear o sangue de volta ao coração, melhorando assim a circulação sanguínea e reduzindo o inchaço nas pernas.
Engana-se quem acha que é só subir ou descer um lance de escada para ter os benefícios. Para que seja um aliado no tratamento das varizes, é preciso que seja encarado como um exercício físico.
Por isso, deve ser algo diário e realizado por um tempo maior.
O que são varizes?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes são veias superficiais dilatadas, tortuosas e alongadas, que caracterizam uma alteração funcional da circulação venosa do organismo. Provocam sensação de peso nas pernas, queimação, inchaço e prurido (coceira).
Os principais fatores de risco para as varizes são: predisposição familiar, ser do sexo feminino (mulheres correm um risco quatro vezes maior que os homens), idade avançada, obesidade, número de gestações, uso de hormônios, tabagismo e passar muitas horas em pé ou sentado.
Como prevenir as varizes?
Algumas medidas podem ser tomadas para ajudar a reduzir o risco de desenvolver varizes e/ou agravar a doença. São elas:
1. Cuide do peso
O sobrepeso e a obesidade são uns dos principais fatores de risco para o surgimento das varizes. O excesso de peso sobre as pernas dificulta o retorno venoso. Além disso, a gordura abdominal gera compressão venosa, que leva à retenção do sangue nos membros inferiores.
2. Pratique atividade física
A prática de exercícios físicos fortalece a musculatura da panturrilha e a mantém em constante atividade de contração, facilitando o retorno do sangue. Atividades aeróbicas como caminhada, corrida e andar de bicicleta são excelentes para ajudar na circulação e manter o peso ideal.
3. Não fume
Entre os diversos malefícios que o cigarro causa à saúde está o surgimento das varizes. Algumas das inúmeras substâncias que compõem o cigarro, entre elas a nicotina, têm o potencial de aumentar a viscosidade do sangue e, dessa forma, prejudicar a circulação.
4. Uso de anticoncepcionais
Os anticoncepcionais possuem estrogênio e/ou progesterona, hormônios femininos que atuam na parede das veias e propiciam sua dilatação. O acompanhamento ginecológico é importante para identificar se o uso de anticoncepcional pode estar provocando o aparecimento das varizes.
5. Eleve as pernas
O hábito de colocar as pernas para o alto depois do expediente é recomendável. Deixe as pernas elevadas acima do nível do coração por 30 minutos todos os dias.
6. Use meias de compreensão
Popular entre corredores de longas distâncias, as meias de compressão são aliadas para evitar as varizes. As meias ajudam a reduzir a pressão da gravidade e sua compressão gradual auxilia no retorno venoso.
7. Use sapatos confortáveis
O uso de sapatos desconfortáveis, com salto muito alto ou fino, leva a pessoa a pisar de forma errada. Isso dificulta o retorno venoso e favorece o acúmulo de sangue nos membros inferiores.
8. Peça orientação de um cirurgião vascular
Se você já tem varizes e deseja tratá-las e prevenir o aparecimento de novas veias, consulte um cirurgião vascular. Este é o especialista capaz de avaliar o grau da doença, indicar o melhor tratamento e passar as orientações de prevenção.
Agende agora sua consulta com um dos cirurgiões vasculares do Instituto Emnh!
Leia também: