O que causa Burnout?
Postado em: 24/11/2023
O Burnout, síndrome de esgotamento profissional, afeta indivíduos nas mais diversas profissões. Essa condição a cada vez mais comum, sendo fundamental falar mais sobre ela e se conscientizar.
Hoje vamos conversar um pouco sobre o que é Burnout, trazendo também exemplos de tipos de tratamento. Continue a leitura e confira!
O que é Burnout quais as suas causas mais comuns?
O “Burnout” é uma síndrome psicológica que pode apresentar uma ou mais das características como esgotamento emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal no ambiente de trabalho. Essa condição afeta principalmente profissionais que lidam com alto nível de estresse e/ou pressão, mas pode acontecer com qualquer pessoa.
As causas do Burnout podem ser várias. A sobrecarga de trabalho é um fator-chave, muitas vezes relacionada a longas horas, prazos apertados e/ou demandas excessivas. A falta de controle sobre as tarefas, a falta de suporte social e emocional no ambiente de trabalho e a falta de reconhecimento também podem ser contribuintes significativos.
Além disso, a natureza do trabalho em si também pode levar a essa condição. Exemplos nesse caso Incluem profissões que envolvem lidar com o sofrimento humano, tomada de decisões difíceis e alta responsabilidade.
A falta de clareza nas expectativas profissionais, conflitos de valores e falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal também podem ser desencadeadores.
As consequências do Burnout devem ser levadas a sério. A saúde física e mental do profissional fica prejudicada, podendo levar a condições como a depressão e problemas de saúde física.
Prevenir o Burnout pode envolver diferentes estratégias. No nível pessoal, exemplos incluem práticas de autocuidado, como lazer, descanso adequado e terapia.
Reconhecer os sinais precoces e buscar apoio profissional são passos importantes para mitigar os efeitos do Burnout.
Quais são as formas de tratamento do Burnout?
O tratamento do Burnout geralmente envolve abordagens multidisciplinares, visando tratar aspectos físicos e mentais/emocionais envolvidos. Aqui estão alguns fatores que podem fazer parte do tratamento!
Intervenção Psicológica
Terapia individual ou em grupo desempenha um papel muito importante no tratamento do Burnout. Ela pode ajudar os indivíduos a lidar com o estresse, desenvolvendo estratégias de enfrentamento saudáveis, reconstruir a motivação profissional ou mesmo encontrar novos caminhos no sentido profissional ou pessoal.
Existem diversas abordagens de terapia e cada pessoa se identifica mais com uma ou algumas delas. O profissional em si também faz muita diferença, lembrando que cada psicólogo é único e, portanto, suas atitudes e atuações não são iguais.
Medidas de Relaxamento
Técnicas de relaxamento, como meditação, técnicas de respiração, mindfulness e ioga, são frequentemente incorporadas ao tratamento para reduzir os níveis de estresse e promover a consciência do corpo e da mente. Mais uma vez, cada pessoa se identificará mais com algum tipo de técnica.
Intervenções Médicas
Em alguns casos, especialmente quando o Burnout afeta a saúde física, intervenções médicas podem ser necessárias. Isso pode incluir o uso de medicamentos para tratar sintomas associados, como ansiedade ou insônia.
Medidas no estilo de vida e rotina
Para o tratamento do Burnout e para evitar novas crises, também é indicado ter medidas no estilo de vida no dia a dia. Passar a cuidar mais do seu sono, do seu descanso (com pausas ao longo do dia, por exemplo) e do seu lazer é muito importante.
O tratamento do Burnout é possível. Se você passou por essa condição ou se não tem se sentido bem, seja com altos níveis de cansaço ou de agitação ou de estresse, não deixe de buscar ajuda. Esses são apenas alguns exemplos de sintomas que podem ocorrer ou preceder o Burnout, então saiba que também podem haver sinais diferentes.
Para cuidar da sua saúde em diferentes demandas, você pode contar com nossa equipe ou com nossos parceiros do Centro RMS!
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre nossos serviços, entre em contato pelo WhatsApp!
Leia também: