A pediatria é um dos segmentos de especialização da Medicina mais populares, tanto por quem busca se tornar um profissional quanto pelos pacientes.
O profissional dessa área precisa ter cursado a faculdade de Medicina e recebido o diploma de Clínico Geral. Depois, é necessário realizar uma especialização em Pediatria, que dura em média de dois a três anos.
Basicamente, o pediatra é responsável por cuidar de crianças e adolescentes de zero a dezoito anos, auxiliando e tratando questões que são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos.
Além disso, o especialista também presta assistência aos pais e familiares, orientando quanto à alimentação e cuidados básicos da saúde. Dentre os principais assuntos tratados por esse profissional estão: aleitamento materno, vacinas, exames periódicos, crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor (processo de mudanças no comportamento motor da criança), prevenção de acidentes e primeiros socorros.
O pediatra acompanha o bebê desde o dia do nascimento, realizando os exames obrigatórios (teste do pezinho, medição de estatura e peso, rastreamento sensorial de visão e audição, avaliação comportamental e psicossocial e exames físicos em geral), e ainda passa todas as orientações aos pais sobre o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente.
O profissional de pediatria pode se especializar em áreas específicas de atendimento como:
- Cirurgia pediátrica
- Gastroenterologia pediátrica
- Hebiatria (saúde dos adolescentes)
- Hematologia e Hemoterapia pediátrica
- Infectologia pediátrica
- Medicina Intensiva pediátrica
- Neurologia pediátrica
- Nefrologia pediátrica
- Nutrologia pediátrica
- Neonatologia pediátrica
- Oncologia pediátrica
- Pneumologia pediátrica
- UTI pediátrica
- Doenças raras e outras