A coloproctologia é uma especialidade médica cirúrgica, é o estudo das doenças do intestino grosso, do reto e ânus. Compreende também uma série de procedimentos de diagnóstico, como a colonoscopia, a manometria e a ultrassonografia endorretal.
O médico especialista nessa área é o coloproctologista. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças. Além disso, ele realiza exames como colonoscopia, retossigmoidoscopia, ultrassonografia endorretal e manometria anorretal.
É importante procurar um coloproctologista para o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de intestino grosso e de outras doenças relacionadas ao cólon, reto e ânus.
O ideal é que as consultas com esse especialista ocorram de maneira preventiva, pelo menos uma vez ao ano, principalmente para homens e mulheres com mais de 50 anos de idade ou a partir dos 40 anos de idade, para pacientes com casos de câncer de intestino na família.
Também devem procurar essa especialidade pessoas com sintomas como: sangramentos, dores anais, presença de caroços na região anal, coceira na região anal, secreção purulenta perianal, dores abdominais, alteração do ritmo intestinal (diarreia ou constipação) e dificuldade em segurar as fezes ou os flatos.
As principais doenças tratadas pelo coloproctologista são:
- Fissuras anais;
- Fístulas anais;
- Hemorróidas;
- Lesões pós-cirúrgicas do ânus;
- Doenças sexualmente transmissíveis (como o HPV);
- Constipação intestinal;
- Diarreia crônica;
- Incontinência fecal;
- Doenças intestinais inflamatórias específicas e não específicas (como retocolite ulcerativa e doença de Crohn);
- Prolapso retal;
- Cisto pilonidal;
- Hidradenite supurativa;
- Doença diverticular dos cólons e diverticulite;
- Pólipos intestinais;
- Câncer de cólon, reto e ânus.
Quando devo procurar um Coloproctologista?
É importante procurar um coloproctologista para o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de intestino grosso e de outras doenças relacionadas ao cólon, reto e ânus.
O indicado é que as consultas com esse especialista ocorram de maneira preventiva, pelo menos uma vez ao ano, principalmente para homens e mulheres com mais de 50 anos de idade ou a partir dos 40 anos de idade, para pacientes com casos de câncer de intestino na família.
Isso sem falar que o indivíduo deve procurar um especialista em coloproctologia quando apresentar alguns dos sintomas listados abaixo:
- Sangramentos;
- Dores anais;
- Presença de caroços na região anal;
- Coceira na região anal;
- Secreção purulenta perianal;
- Dores abdominais;
- Alteração do ritmo intestinal (diarreia ou constipação);
- Dificuldade em segurar as fezes ou os flatos.
Qual a diferença entre o Médico Coloproctologista e o Urologista?
É comum as pessoas fazerem confusão sobre quando procurar um coloproctologista ou um urologista.
O urologista é o médico especialista em urologia e que trabalha com doenças do Sistema Urinário de homens e mulheres (uretra, bexiga, ureter e rins) e do Sistema Reprodutor Masculino (pênis, vesículas seminais, próstata, canal deferente e testículos).
Além disso, o urologista também cuida de outras doenças que afetam os órgãos sexuais masculinos, como: ejaculação precoce, impotência sexual, dores no testículo, fimose, candidíase peniana e dificuldade para urinar.
Embora o Urologista e o Coloproctologista possuam conhecimentos sobre a saúde do homem, essas duas especialidades médicas têm áreas de atuação diferentes, sendo necessária a busca pelo atendimento de acordo com os sintomas que você apresenta.