Varizes e genética: entenda a relação
Postado em: 08/09/2020
As varizes são um problema que incomoda principalmente as mulheres. Muitas delas optam por não mostrar as pernas, por vergonha das veias varicosas. O incômodo não é à toa, afinal, as pernas são uma área do corpo que fica exposta, principalmente nos dias mais quentes. Neste artigo, você vai entender a relação entre as varizes e genética.
Continue a leitura para saber mais!
Qual a relação entre varizes e genética?
As varizes não aparecem apenas em pessoas idosas ou em mulheres grávidas. Adolescentes ou mulheres jovens também podem apresentar o distúrbio vascular nas pernas.
A ideia de que as veias varicosas aparecem apenas em casos de ganho de peso, ou por uso frequente de salto alto foi descartada. Além disso, outra questão entrou em cena: varizes e genética podem estar diretamente ligadas!
As veias varicosas aparecem devido a pequenas veias na pele, na parte mais superficial, as chamadas veias pré-varicosas. Elas são genéticas, ou seja, herdadas dos pais.
Então, por mais que os fatores externos favoreçam o desenvolvimento de varizes, como ganho de peso ou falta de atividade física no dia a dia, o fator genético acaba pesando mais.
Uma mulher que tenha veias pré-varicosas pode desenvolver varizes ainda muito jovem, mesmo sem estar grávida ou ter ganhado muito peso. Isso significa dizer que a herança genética aumenta as chances de desenvolver o problema.
Se varizes e genética estão relacionadas, surge então a pergunta: se meus pais têm varizes, eu também terei? A resposta é que existem grandes chances de isso acontecer. Ainda assim, com a adoção de alguns hábitos saudáveis, é possível evitar que apareçam tão cedo. Infelizmente, com o avanço da idade, não haverá como impedir o aparecimento das veias varicosas.
Existe exame que ajuda a determinar a herança genética?
Sabendo que as varizes podem ter origem genética, muitas pessoas se perguntam se há a possibilidade de saber se herdarão o problema. Diferente de outras doenças hereditárias, ainda não há um exame capaz de determinar as chances de que uma mulher ou um homem terão veias varicosas no futuro.
Sendo assim, a prevenção ainda é a melhor alternativa. Se você sabe que algum familiar tem varizes, procure evitar o problema desde cedo, adiando o máximo possível seu aparecimento.
Como prevenir o problema?
Se os fatores genéticos têm grande peso para o desenvolvimento das varizes, isso significa que o ideal é a imediata adoção de medidas de prevenção. Veja, abaixo, algumas recomendações de prevenção das varizes.
- Praticar exercícios físicos que fortaleçam as pernas – As atividades físicas são a principal forma de prevenir as varizes. O indicado é começar algum exercício de baixo impacto ainda na juventude ou mesmo na adolescência. Caminhada, andar de bicicleta, natação e hidroginástica são os mais recomendados;
- Apostar em sapatos confortáveis;
- Evitar salto alto com muita frequência e preferir sapatos que não forcem tanto as pernas;
- Evitar ficar muito tempo na mesma posição – Quem trabalha sentado deve se levantar e fazer pequenas caminhadas a cada hora. Quem fica muito tempo em pé deve aproveitar para se sentar um pouco ao longo do dia.