Você sabe o momento certo de procurar um cardiologista?
Postado em: 09/09/2020
Os problemas cardiovasculares estão entre as maiores causas de morte no mundo. A razão para isso pode estar no acelerado e estressante ritmo de vida da sociedade atual. Por isso, é recomendada a realização periódica de um check-up com um cardiologista. No entanto, você sabe o que faz esse profissional? Sabe quando precisa se consultar com ele? Continue a leitura e obtenha a resposta para todas essas perguntas.
O que faz um cardiologista?
De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, a cardiologia é a especialidade responsável por estudar, diagnosticar e tratar todas as doenças relacionadas ao coração e aos grandes vasos. Dentro da cardiologia está a subespecialidade de cirurgia cardíaca, que abrange os tratamentos das patologias do coração. Não existe uma idade específica para se consultar com esse profissional, pois,independentemente da idade, as cardiopatias podem surgir. A rotina de check-up cardíaco é recomendada a partir dos 45 anos de idade. Essa indicação pode ser antecipada se a pessoa se enquadrar em um dos fatores de risco para doenças do coração. Os principais fatores de risco são histórico familiar de problemas cardíacos, diabetes, hipertensão ou infarto, tabagismo, sedentarismo e má alimentação.
Quando preciso da ajuda desse profissional?
A consulta com um especialista em cardiologia deve ser feita sempre que surgirem sintomas que indiquem alguma alteração no coração. Os sinais mais recorrentes são:
- Falta de ar no repouso ou no esforço;
- Dor no peito;
- Tosse seca e persistente;
- Coloração azulada na ponta dos dedos;
- Tonturas ou desmaios frequentes;
- Palpitações ou taquicardia;
- Inchaço nas pernas;
- Cansaço excessivo;
- Suor frio;
- Enjoo ou perda de apetite;
- Descompasso ou irregularidade dos batimentos cardíacos.
Esses são sintomas característicos de alterações no coração. Dentre as principais doenças cardíacas estão, por exemplo, o infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, taquicardia, arritmias, doença arterial coronária, coronariopatia e endocardite.
Quais tratamentos ele está habilitado a fazer?
Como mencionado anteriormente, o cardiologista atua tanto no diagnóstico quanto no tratamento das cardiopatias. Para detectá-las, ele está apto a realizar e analisar os exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico e ressonância magnética. O ecocardiograma é um exame que permite a captura de imagens das diferentes estruturas do coração em movimento, tais como, as cavidades, as válvulas cardíacas e a função do coração. O eletrocardiograma serve para registrar o ritmo dos batimentos cardíacos. O teste ergométrico é um tipo de teste de esforço que é realizado para identificar problemas que só são visualizados quando o paciente está em movimento. A ressonância magnética tem diversas aplicações, mas na cardiologia é solicitada para obter imagens do coração e do tórax. Além disso, esse profissional é capaz de diagnosticar doenças até mesmo antes do nascimento de um bebê. Através do ecofetal é possível perceber cardiopatias graves. Assim, o tratamento pode ser realizado ainda no útero ou nos primeiros dias de vida. Quando o médico também é especializado em cirurgia cardíaca, ele está habilitado a realizar diversos tipos de procedimentos. Os mais comuns são ponte de safena, correção de doenças valvares e da artéria aorta, transplante do coração, implante de marcapasso cardíaco e correção de cardiopatias congênitas. Após todas essas informações, você já sabe quando é o momento certo para procurar um cardiologista.