Emnh

Fonoaudiólogo: quando é preciso procurar um?

Postado em: 09/10/2020

fonoaudiólogo.

Como sabemos, a fonoaudiologia é a área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. 

Mas afinal, você sabe quando é preciso procurar um especialista nessa área? Hoje falaremos sobre os principais motivos para procurar um fonoaudiólogo. 

Quando se consultar com um fonoaudiólogo?

Existem diversos motivos que podem fazer com que você procure um fonoaudiólogo. Veja abaixo quais são eles! 

Amamentação

O fonoaudiólogo atua nessa área para estimular a sucção e deglutição do bebê e evitar o desmame precoce. 

Dificuldade em deglutir

Nesse caso, o fonoaudiólogo ajuda pessoas que sofrem com dificuldade de deglutir, que pode ser sequela de acidente vascular encefálico (derrame ou AVC), câncer de cabeça e pescoço, traqueostomia, entre outros. 

Através de exercícios respiratórios e articulatórios (lábios, mandíbula, língua, véu do palato e bochechas), o profissional consegue recuperar a tonicidade e elasticidade da musculatura, facilitando a passagem de alimento.

Rouquidão constante

Ficar rouco com frequência é um bom motivo para procurar um fonoaudiólogo, pois pode ser indício até de câncer, mas, na maioria das vezes, é consequência de uso inadequado da voz por esforço exagerado ao falar.

Audição

O trabalho do fonoaudiólogo nessa área começa bem cedo, com o teste da orelhinha em recém-nascidos, para detectar problemas auditivos. Isso porque quando o tratamento para surdez tem início nos primeiros meses de vida, há uma grande possibilidade de essa criança desenvolver a fala de modo mais eficiente.

Distúrbios de leitura e escrita

Nos casos em que a criança é muito inteligente, mas não tira notas boas na escola por ter dificuldade de ler e escrever, é fundamental procurar um fonoaudiólogo. Através de exercícios psicomotores e auditivos, ele ajuda o paciente a lidar com essas dificuldades. 

Doenças comuns da velhice

Alguns problemas característicos do envelhecimento podem provocar dificuldades de fala, mastigação e deglutição. São eles: Alzheimer, Acidente Vascular Encefálico (conhecido como AVC ou derrame) e Parkinson. O fonoaudiólogo acompanha esses pacientes para ajudar a reverter ou amenizar esses problemas, melhorando a qualidade de vida.

Problemas de fala

O fonoaudiólogo pode ajudar a tratar vários problemas, como gagueira, língua presa e trocas de fonemas. 

Respirar pela boca

O ato de respirar pela boca traz diversos malefícios, como deformações na arcada dentária e no céu da boca (palato), além de mudanças na disposição da língua. Tudo isso leva a mastigação inadequada, diminuição do paladar, dificuldade na articulação das palavras, entre outros problemas.

Para tratar esse problema, o profissional trabalha a coordenação-fono-respiratória, para que ocorra equilíbrio entre respiração oral e nasal, além de ensinar exercícios de articulação dos lábios, língua e bochechas, para o fortalecimento do tônus muscular”.

Artigo escrito pela fonoaudióloga Tânia Augusto Nascimento

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta