Endocrinologia: conheças as principais doenças e tratamentos
Postado em: 09/10/2020
A endocrinologia é a área médica responsável pelo estudo da secreção interna, ou seja, pelo tratamento dos transtornos e das variações hormonais e de suas glândulas secretoras.
Sendo assim, o endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas e hormônios com a finalidade de preservar o equilíbrio do organismo.
Os sintomas mais comuns das doenças tratadas por endocrinologistas, são: distúrbios menstruais, excesso de pelos, crescimento anormal, acne, infertilidade, alterações no peso, dificuldades para emagrecer, aparecimento de mamas e pelos precoce, puberdade tardia, distúrbios de sono e alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos.
Principais doenças tratadas pelo endocrinologista
Abaixo listamos as principais doenças e problemas que são tratados pelo endocrinologista. Veja quais são elas.
Hipertireoidismo
O hipertireoidismo ocorre quando a tireoide funciona de forma mais rápida do que o normal, produzindo os hormônios de forma excessiva.
O indivíduo pode apresentar sintomas como insônia, nódulos no pescoço, nervosismo, coração acelerado, intestino irregular, perda ou ganho de peso, sensação de calor excessiva, transpiração, fraqueza muscular, entre outros.
Quando não tratado, pode levar ao desenvolvimento de outros problemas de saúde, como a osteoporose e a insuficiência cardíaca congestiva.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide opera de forma mais lenta do que o normal, fazendo com que todo o funcionamento do corpo se torne mais vagaroso.
Nesse caso, o paciente tem o crescimento comprometido, dificuldade em perder peso, sofre com o cansaço e a sonolência, seu coração bate mais devagar, o intestino prende e ainda, pode apresentar quadros de infertilidade.
Diabetes
Existem alguns fatores de risco para essa doença, tais como o excesso de peso, o histórico familiar, as alterações nos níveis de colesterol e a hipertensão arterial. Esses são sinais da necessidade de procurar por um endocrinologista.
Como as alterações que resultam na doença iniciam anos antes do seu efetivo diagnóstico, quanto antes forem implementadas medidas preventivas, como mudanças de hábitos e acompanhamento médico, melhores serão os resultados e menores os riscos à saúde do paciente.
Distúrbios da puberdade
Essa condição consiste no desenvolvimento precoce de pelos pubianos e mamas, além de odor axilar.
Nesses casos, o acompanhamento do endocrinologista é fundamental para estabelecer o controle da progressão da puberdade, reduzindo complicações que incluem a baixa estatura, o desenvolvimento de tumores, a menarca precoce, a maturação sexual prematura, as alterações comportamentais, os problemas de fertilidade e os distúrbios psicológicos associados a essa condição.
Andropausa
A “menopausa” masculina pode fazer com que os pacientes sintam cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual.
Diferentemente do que ocorre com as mulheres, os homens têm seus níveis de testosteronas reduzidos gradualmente ao longo da vida adulta. Sendo assim, alguns indivíduos podem permanecer assintomáticos, enquanto outros podem sofrer com os sintomas.
O endocrinologista pode ajudar os pacientes a conhecerem a causa para a queda dos níveis de testosterona e avaliar a necessidade de reposição hormonal.
Menopausa
A menopausa marca o final da vida fértil das mulheres e pode aparecer sintomas como secura vaginal, alterações de humor, ganho de peso e calorões.
Quando a paciente fica doze meses sem menstruar, o diagnóstico de menopausa é definido. O endocrinologista pode ajudar na melhora dos sintomas por meio de uma terapia de reposição hormonal.
Obesidade
A obesidade, hoje em dia, é considerada um problema de ordem global. A doença pode desencadear outras patologias, como o desenvolvimento de diabetes, de doenças cardiovasculares e problemas ortopédicos.
Além dos maus hábitos, os problemas hormonais também interferem na dificuldade que alguns pacientes apresentam de manter o peso dentro de uma faixa saudável.
Sendo assim, o endocrinologista atua na avaliação de disfunções que podem contribuir para o aumento do peso e, também, na recomendação de estratégias para reduzir a incidência de complicações decorrentes da doença.