Emnh

Colocação de DIU: saiba como funciona e os cuidados necessários

Postado em: 30/10/2020

colocação de DIU

O DIU ou dispositivo intrauterino é um método contraceptivo, no formato da letra T, que é colocado dentro da cavidade do útero com o objetivo de impedir que a gravidez aconteça.

Apesar de ser considerado um dos mais eficientes e seguros métodos contraceptivos, para garantir tais qualidades é preciso que ele seja adequadamente inserido no útero.

Sendo assim, o DIU só pode ser colocado por um médico ginecologista, pois esse profissional é habilitado para alojar o dispositivo no interior do útero de forma a assegurar o conforto da paciente, garantir a eficácia contraceptiva do método e reduzir o risco de ocorrência de complicações.

Como é feito o procedimento de colocação de DIU?

O procedimento de colocar o DIU no útero exige a adoção de procedimentos simples e rápidos, que duram cerca de 15 a 30 minutos e podem ser realizados no próprio consultório médico.

Normalmente, ele pode ser colocado em qualquer período do ciclo, mas é recomendado durante a menstruação, que é quando o colo uterino está mais dilatado.

Antes de inserir o DIU, o ginecologista faz uma avaliação do histórico médico da paciente e realiza exames, como o ultrassom transvaginal, para verificar as condições clínicas e físicas, como a presença de doenças sexualmente transmissíveis e a existência de gravidez.

Uma vez definido que será realizado o procedimento de colocação e DIU, o profissional faz a limpeza do colo do útero, utilizando um produto antisséptico, a fim de prevenir infecções. Depois, ele avalia a posição, o tamanho e a mobilidade do colo uterino.

Através de um exame chamado histerometria, é medida a profundidade e a direção do útero. E com a ajuda de um espéculo para abrir o canal vaginal, o ginecologista insere o aplicador que carrega o DIU e o dispositivo é lentamente alojado no fundo do útero.

Cuidados após colocação de DIU

Após o procedimento, é comum a paciente sentir cólicas suportáveis e que podem ser resolvidas com a indicação de um medicamento pelo ginecologista. Sendo assim, não é necessário repouso e a paciente já pode voltar às suas atividades no mesmo dia.

Geralmente, os dispositivos intrauterinos oferecem contracepção por cerca de 5 a 10 anos.

Tipos de DIU

Hoje em dia é possível colocar o DIU de cobre e o DIU hormonal. O primeiro é feito de um material plástico que possui um revestimento de metal de cobre. Já o segundo possui hormônio (levonorgestrel), que é lenta e gradativamente liberado no interior do útero.

Em relação aos procedimentos para a colocação de DIU de cobre e hormonal são os mesmos, e a escolha entre eles deve ser feita em conjunto pelo médico e a paciente.

Artigo escrito pela Dra. Luciana Pistelli G. Freitas

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta