A fibromialgia é uma doença crônica?
Postado em: 24/10/2022
A fibromialgia é uma síndrome que causa dores intensas e crônicas no corpo, principalmente nos músculos e não tem cura. Outros sinais da condição são fadiga, ansiedade, esquecimento e sono não restaurador — aquele no qual a pessoa não se sente descansada após uma noite inteira dormindo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença afeta 2,5% da população mundial, com maior incidência em mulheres entre 30 a 50 anos de idade.
A causa exata da fibromialgia é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a níveis anormais de certas substâncias químicas no cérebro. O sistema nervoso central (cérebro, medula espinhal e nervos) de quem tem a doença processa a sensação dolorosa de maneira diferente, inclusive um simples toque.
Algumas pessoas têm uma predisposição genética para desenvolver a síndrome, mas este não é um fator determinante. O problema pode ser consequência de infecções ou questões emocionais, como estresse, traumas e depressão.
Como o diagnóstico da doença é totalmente clínico e suas causas não são específicas, o especialista deve adaptar o tratamento para cada paciente.
A atividade física é uma das principais formas de tratar quem tem fibromialgia. Isso porque, ao se exercitar, o organismo libera substâncias que funcionam como analgésicos naturais, como as endorfinas. Esse mecanismo contribui ainda para melhorar a qualidade do sono de quem tem a síndrome. Fora isso, o médico pode prescrever medicamentos para dor e outros sintomas.
Você sofre com fibromialgia ou dores crônicas? Agende uma consulta com a reumatologista ou especialista em dor do Instituto Emnh.