Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno
Postado em: 08/07/2022
O Agosto Dourado é uma campanha promovida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que vem ganhando força como um evento fundamental para a saúde das mães e dos bebês. A ideia é incentivar e conscientizar a respeito da importância do aleitamento materno, oferecendo mais assistência e melhorias nas condições em que esse cuidado acontece. Continue sua leitura e saiba mais sobre os assuntos dessa data e o seu papel!
Qual é a importância do aleitamento materno?
O leite materno é o principal alimento para a nutrição de um bebê, especialmente antes que se completem os seis meses de idade. Ele contém os nutrientes e anticorpos necessários para o desenvolvimento da criança, fazendo toda a diferença para o seu metabolismo, seu sistema imunológico e seu sistema neurológico.
A partir dessa alimentação o filho se torna mais protegido contra alergias, anemias e infecções, enquanto o movimento de sucção contribui para a musculatura facial. O aleitamento cumpre, portanto, um papel muito importante para o crescimento saudável e o desenvolvimento completo de um indivíduo.
As vantagens, porém, não se restringem aos bebês nesse cenário. As mães que realizam o aleitamento apresentam uma melhor recuperação do parto e correm menores riscos de desenvolver câncer de mama, aproveitando ainda para criar conexões emocionais com a criança nesse momento de proximidade.
Quais são os desafios do aleitamento materno e como o Agosto Dourado pode contribuir?
A indicação é que o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno até os seus seis meses de vida. O médico poderá recomendar a inclusão de chás, sucos e de água na sua dieta após esse período, mas a amamentação pode continuar até a criança fazer dois anos de idade.
O estilo de vida atual, a falta de informação e a falta de apoio para as mães, porém, são alguns dos maiores desafios nesse contexto, dificultando que o cuidado seja realizado da forma mais adequada. Existem o excesso de obrigações e afazeres diários, as dificuldades para se adaptar a essa nova fase da vida, a sobrecarga emocional e a falta de conhecimentos e de recursos para conduzir a situação. As mulheres podem sentir dores e se ferir pela sucção inadequada do bebê, por exemplo, sem saberem como lidar com a questão ou terem com quem contar.
As campanhas do Agosto Dourado executam, nesse cenário, um importante papel informativo e acolhedor. As prefeituras, clínicas e hospitais ao redor do mundo passaram a investir na capacitação de seus profissionais para tratarem desses assuntos, são realizadas campanhas de educação e formação de grupos maternos e há a distribuição de recursos e a conscientização da população, por exemplo. Ainda há muito o que se construir para oferecer um suporte completo e qualificado para todas as novas mães, mas essas iniciativas já são um excelente primeiro passo.
Incentivar as ações do Agosto Dourado e favorecer o aleitamento materno são atitudes que podem salvar a vida de centenas de bebês, sendo um tema que deve ser comentado e divulgado pela sociedade. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o assunto e, se ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato!