Amamentação em público: direitos e tabus
Postado em: 23/10/2023
A Amamentação em público é uma prática que enfrenta muitos desafios, colocando muitas mulheres e seus bebês em situações difíceis. É importante conversar mais sobre esse assunto para, com o tempo,, promover circunstâncias mais respeitosas e favoráveis.
Hoje vamos comentar um pouco sobre os direitos envolvidos nessa prática, além de trazer algumas dicas. Tenha uma boa leitura!
Quais os direitos em relação a amamentação em público?
Em 2023, uma nova proposta vem sendo analisada com o objetivo de garantir o direito à amamentação em espaços públicos e privados de uso coletivo. Entre as normas que buscam aprovação, estão a de que os espaços devem disponibilizar locais para essa prática e a cobrança de multas para quem impedir ou cercear a amamentação.
No mês de setembro de 2023, tal proposta segue para a análise do Plenário, sendo importante que fiquemos atentos para sabermos se ela for aprovada e passar a vigorar. O objetivo é promover melhores circunstâncias para lactantes e lactentes, combatendo ações que levam ao constrangimento e até mesmo a riscos.
No que diz respeito a direitos que já vigoram, podemos citar por exemplo, a norma da CLT, que estabelece que, durante todos os dias dos primeiros seis meses após a gestação, as mães trabalhadoras têm direito a duas pausas de 30 minutos para a amamentação.
Em algumas empresas, isso pode ser negociado para que, ao invés de duas pausas de meia hora, a mulher possa sair uma hora mais cedo durante esse período. Também existe uma lei que garante o direito de pausas para amamentação durante provas de concursos públicos.
Essa é apenas uma introdução sobre esse assunto. É muito importante se aprofundar nos conhecimentos sobre seus direitos como mulher e como lactante, então deixamos aqui essa sugestão.
Quais dicas podemos trazer sobre a amamentação em espaços públicos ou coletivos?
Aqui estão algumas dicas para tornar a amamentação em público mais fácil e confortável:
- Busque espaços onde você se sinta segura: Infelizmente, ainda há muito preconceito e condutas desagradáveis diante da amamentação em público, o que pode gerar constrangimento ou outros desafios. Por isso, se precisar amamentar, busque um espaço em que você se sinta o mais segura e confortável possível. Salas de amamentação são interessantes, mas também é preciso verificar se você se sente segura nelas. Além disso, nem todos os locais contam com esse tipo de salas;
- Vista-se com roupas confortáveis: Opte por roupas que permitam fácil acesso ao seio. Tops projetados para amamentação podem ser uma ótima opção;
- Use um lenço ou cobertor de amamentação: Se você se sentir mais à vontade com alguma cobertura, leve um lenço leve ou um cobertor de amamentação para se cobrir enquanto alimenta seu bebê;
- Converse com outras mães: Compartilhe experiências e dicas com outras mães que amamentam em público. O apoio mútuo pode ser reconfortante.
- Informe-se sobre seus direitos e saiba como reclamá-los, se necessário.
Amamentar em público pode ser desafiador, mas é natural e merece passar a ser visto como tal. À medida que a sociedade se torna mais consciente dos direitos das mães e da importância da “Amamentação”, esperamos que as mulheres se sintam cada vez mais à vontade para alimentar seus bebês onde e quando for necessário, promovendo um ambiente mais inclusivo e acolhedor.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para conhecer nossos serviços, você pode entrar em contato pelo WhatsApp! Também te convidamos a conhecer nossos parceiros, a RMS Centros Cirúrgicos.
Leia também: