Como cuidar dos roxos após a cirurgia plástica?
Postado em: 21/09/2022
Depois de qualquer cirurgia plástica é comum aparecerem marcas roxas, conhecidas como equimose. A condição pode surgir no pós-operatório de uma lipoaspiração, abdominoplastia ou rinoplastia, devido ao trauma mecânico sobre a pele ou em cirurgias que necessitam de cortes ou incisões, causando o rompimento dos vasos sanguíneos e extravasamento de sangue na pele.
A equimose pode durar de uma a três semanas e nesse período ocorre mudança da cor roxa para amarelo esverdeado. Na maioria das vezes, a equimose não necessita de tratamento específico. Mas conheça algumas dicas para amenizar e cuidar das manchas roxas:
⚜️ Usar a cinta modeladora: ajuda na eliminação do inchaço, acelera a absorção dos líquidos, evita depressões na área e manchas roxas.
⚜️ Drenagem linfática: elimina o inchaço e deixa a área lesionada com o aspecto lisinho, sem depressões.
⚜️ Uso de compressas frias: as baixas temperaturas diminuem o fluxo de sangue no local, por isso é recomendado utilizar compressas frias nos primeiros dias do pós-operatório.
⚜️ Cremes ou pomadas: o cirurgião plástico ou dermatologista podem indicar o uso de pomadas ou cremes para amenizar as manchas roxas locais.
⚜️ Evitar exposição solar: o contato com a luz solar pode atrapalhar a cicatrização e até causar manchas.
Você deseja fazer uma cirurgia plástica? As cirurgiãs plásticas Dra. Caroline Seito e Dra. Lais Yumiko Nagaoka do Instituto Emnh podem te ajudar.