Como os hormônios afetam o ciclo menstrual e a fertilidade?
Postado em: 08/02/2023
Fertilidade feminina, ciclo menstrual e hormônios são condições relacionadas. Quando a mulher menstrua de forma regular é um indício de que a ovulação está ocorrendo todo mês. Isso facilita o cálculo do período fértil.
O ciclo menstrual é regulado pelos hormônios folículo-estimulante (FSH), luteinizante (LH), estrógeno e progesterona — os dois primeiros secretados pela hipófise e os outros dois produzidos pelos ovários. Conheça o processo:
Fase folicular: a menstruação marca o início de um ciclo menstrual. A hipófise — glândula endócrina situada no cérebro — libera pulsos de FSH. O aumento nos níveis desse hormônio estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos, os quais guardam os óvulos.
Ovulação: vários folículos começam a se desenvolver sob estímulo do FSH, mas somente um, chega ao ponto de ovulação.
Fase lútea: em ciclos regulares, de cerca de 28 dias, a ovulação ocorre em torno de 14 dias após o início da menstruação. Depois disso, tem início a fase lútea. O folículo que se rompeu é transformado em corpo-lúteo e secreta estrogênio e progesterona para deixar o tecido endometrial receptivo para a implantação de um embrião.
Vários distúrbios e até hábitos de vida podem interferir nos níveis dos hormônios e desregular os ciclos menstruais, afetando assim a fertilidade da mulher.
Agende uma consulta com uma das ginecologistas do Instituto Emnh e saiba quais são esses distúrbios e como tratá-los!