Dor no joelho: quando procurar um ortopedista?
Postado em: 26/07/2021
O ortopedista é o profissional responsável por tratar os problemas mecânicos relacionados ao ossos. Eles incluem fraturas, lesões de menisco, ligamentos e outras, geralmente relacionadas à prática de esportes.
Contudo, como sabemos, não são apenas jogadores de futebol e esportistas que devem se preocupar com os joelhos. Afinal, o risco também é grande para aqueles que não praticam nenhum esporte!
Assim, de modo geral podemos dizer que o ortopedista especialista em joelho é responsável por cuidar dos ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações, com o objetivo de prevenir ou tratar problemas no aparelho locomotor.
Ele será o responsável por avaliar o paciente no caso de torções, traumas, fraturas, luxações ou inflamações.
Quando a dor no joelho te impede de caminhar ou piora ao longo do tempo, pode ser um sinal de problema mais grave. E indica que está na hora de buscar um ortopedista.
Você conhece as principais causas de dor no joelho?
Em suma, nosso joelho é formado por ossos, ligamentos, meniscos e músculos. Dessa forma, dores nessa região podem ter as mais diferentes causas. Algumas, por exemplo, podem ocorrer fora da articulação, onde ficam os tendões. Destaque para as tendinites.
E existem outras que vem de dentro dela. Entre as principais, destacam-se as provocadas por lesões de cartilagem, que também podem ser degenerativas e, eventualmente, por lesões nos meniscos.
Algumas das principais causas de dores no joelho estão associadas à:
- Rompimentos de ligamento: geralmente ocorrem devido a uma pancada forte ou torção, durante uma súbita mudança de direção por exemplo.
- Lesão por trauma: podem ocorrer devido a quedas, pancadas e fraturas. Assim, nestes casos, as dores surgem em todo o joelho ou em regiões específicas, de acordo com o local da lesão;
- Problemas na patela: causada pelo desgaste da articulação em volta da patela. As suas causas estão ligadas ao envelhecimento, obesidade, pé chato ou esportes como corrida.
- Doenças no geral: aqui podemos citar a artrite reumatóide, a osteoartrite, a bursite e a tendinite.
Afinal, quando eu devo procurar um ortopedista?
Quando praticamos exercícios físicos, é comum o trauma em joelho em decorrências de quedas e contato físico. Geralmente, a dor aqui é associada ao impacto, e costuma desaparecer depois de alguns dias.
Contudo, quando o problema persiste por mais de três dias, apresentando em conjunto, outros sintomas como inchaço, vermelhidão, formigamento e perda de força, é preciso ligar o alerta. Isto pode significar problemas mais graves.
Além disso, caso a dor piore quando você se movimenta, ou a articulação comece a apresentar barulhos recorrentes, é preciso procurar um especialista para avaliação correta do quadro, e indicação de tratamento adequado.
Na consulta, o ortopedista poderá pedir um exame de raio-x ou uma ressonância magnética para fazer o diagnóstico do problema.
Como eu posso prevenir lesões no meu joelho?
Existem diversas maneiras e formas de prevenir as lesões no joelho. Quando o indivíduo é praticante de exercícios físicos, recomenda-se um acompanhamento profissional.
Dessa forma, cuidados como combater o sobrepeso, praticar alongamentos antes de começar atividades físicas mais intensas, usar palmilhas de absorção de impacto e, se possível, contar com a orientação de um especialista na área são fundamentais.
Além disso, uma alimentação saudável, com ingestão diária de alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como salmão, gengibre, cúrcuma, açafrão, alho macerado ou sementes de chia, ajudam a complementar o tratamento da dor no joelho e a prevenir dor em outras articulações.
Quais são os tratamentos para as dores no joelho?
Todo o tratamento vai depender de onde as dores se manifestam. Quando elas são muito graves, como no caso de lesão nos meniscos (causados por alterações mecânicas da articulação), é recomendável tratar cirurgicamente. Já as tendinites podem ser tratadas com fisioterapia. Existe ainda o tratamento medicamentoso, receitado pelo profissional responsável.
Além destes, existem também os tratamentos alternativos, que incluem:
- Repouso: inclui também o enfaixamento da articulação, principalmente quando o indivíduo precisa permanecer muito tempo em pé;
- Compressas: compressas quentes ajudam na recuperação;
- Acupuntura;
- Homeopatia.
Ortopedia oncológica
A ortopedia oncológica é responsável não apenas pelo diagnóstico, mas também para ajudar na preservação de músculo esquelético afetados por tumores malignos e benignos.
A saber, o câncer ósseo é uma doença secundária, que afeta algum órgão como a próstata, a mama, o pulmão, a glândula tireóide, ou ainda, o rim, onde depois atinge o esqueleto.
Há alguns anos o tratamento oncológico clínico e cirúrgico trouxe diversas técnicas que evitam alternativas mais agressivas como as amputações e desarticulações, permitindo inclusive, a cura em certos casos.
Através de um corpo clínico de excelência, com capacidade de trabalhar com sabedoria e empatia, o Instituto Emnh oferece um centro médico de confiança para cuidar da saúde integral de todos os perfis de pacientes.
Caso você apresente dores no joelho, agende uma consulta no Instituto Emnh e veja como um check up com ortopedista preserva sua qualidade de vida em longo prazo!