Emnh

Detecte alterações: Faça o exame de PSA e TSH aqui

Postado em: 11/11/2024

Detecte alterações Faça o exame de PSA e TSH aqui

Cuidar da saúde é essencial para prevenir doenças e identificar alterações precocemente. Exames como o PSA, que avalia a saúde da próstata, e o TSH, que monitora a função da tireoide, são fundamentais para um acompanhamento preventivo completo.

No EMNH Instituto de Medicina, realizamos esses exames com precisão, conforto e respaldo de nossa equipe especializada. Continue a leitura para descobrir a importância dos exames de PSA e TSH para o seu bem-estar.

O que é o exame de PSA?

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína produzida pelas células da próstata. O aumento de sua concentração no sangue pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou, em alguns casos, câncer de próstata. 

Em geral, o exame de PSA é recomendado uma vez ao ano para homens a partir dos 45 anos de idade. Ele pode ser solicitado também sempre que houver suspeita de alterações urinárias ou na próstata. Este exame é simples, indolor e realizado por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue. 

Nem sempre o aumento da concentração de PSA total é indicativo de câncer de próstata, sendo necessários outros exames para confirmar o diagnóstico. 

Em alguns casos de câncer de próstata, o PSA pode até se manter dentro da normalidade. Por isso, suspeitas de câncer devem ser investigadas com exames complementares, como o toque retal, a ressonância magnética e a biópsia.

PSA total e livre

O PSA pode ser encontrado no sangue ligado ou não a proteínas e, por isso, é classificado em:

  • PSA livre: corresponde ao PSA que circula no sangue sem estar ligado a proteínas;
  • PSA total: é a soma do PSA livre com o PSA ligado a proteínas.

Quando o nível de PSA total está acima do normal, o urologista pode pedir a realização do PSA livre para avaliar melhor a saúde da próstata.

Para que serve o exame de PSA?

Na maioria dos casos, o exame de PSA é solicitado pelo médico para verificar a possível presença de problemas na próstata, como:

  • Prostatite: inflamação da próstata, que pode ser aguda ou crônica;
  • Hipertrofia benigna da próstata (HBP): aumento benigno da próstata;
  • Câncer de próstata.

Além disso, o valor de PSA pode aumentar devido a infecções urinárias, retenção urinária ou procedimentos recentes na região (como cistoscopia, toque retal, biópsia, cirurgia de próstata ou ressecção transuretral da próstata). 

Por isso, é muito importante que o resultado do exame seja avaliado pelo médico, levando em consideração todo o histórico clínico do paciente.

Outros fatores podem elevar o PSA, como o aumento da idade, andar de bicicleta e o uso de determinados medicamentos, como hormônios masculinos.

Valores de referência do exame de PSA:

  • Até 65 anos: PSA total até 2,5 ng/mL;
  • Acima de 65 anos: PSA total até 4 ng/mL.

O que é o exame de TSH?

O exame de TSH serve para avaliar a função da tireoide e normalmente é solicitado pelo especialista quando existe suspeita de alterações na tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

O TSH é um hormônio produzido pela glândula hipófise no cérebro e tem como função estimular a tireoide a produzir seus hormônios, a triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4). Assim, quando há alteração no exame de TSH, os exames de T3 e T4 também podem estar alterados.

A interpretação dos resultados de TSH deve ser feita por um endocrinologista que, em conjunto com outros exames, pode identificar doenças da tireoide e indicar o tratamento mais adequado.

Qual é a função do TSH no corpo?

O hormônio tireoestimulante (TSH) tem como função estimular a tireoide a produzir seus hormônios, o T3 e o T4, que são responsáveis por manter o bom funcionamento do coração, cérebro, fígado, intestinos e rins. 

Esses hormônios tireoidianos regulam o metabolismo e a temperatura corporal e influenciam no crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, peso e estado emocional.

Quando os valores de TSH estão elevados, isso indica que a concentração de T3 e T4 no sangue está baixa, enquanto valores baixos de TSH sugerem altas concentrações de T3 e T4. Essas variações podem impactar diretamente no bem-estar e no funcionamento geral do organismo.

Para que serve o exame de TSH?

O exame TSH é indicado para auxiliar no diagnóstico de:

  • Hipotireoidismo primário, congênito, clínico ou subclínico;
  • Hipertireoidismo clínico, subclínico ou central;
  • Doença de Graves;
  • Tireoidite de Hashimoto;
  • Câncer de tireoide;
  • Nódulo ou cisto na tireoide;
  • Tumor na glândula hipófise ou adenoma pituitário.

Além disso, o exame de TSH é solicitado para acompanhar a eficácia do tratamento de doenças tireoidianas, ajustando as terapias conforme necessário.

Quando fazer o exame de TSH?

Recomendamos o exame de TSH quando surgem sintomas que podem indicar problemas na tireoide, como alterações no peso, aumento da glândula (bócio), pele seca, palpitações, cansaço excessivo ou tremores nas mãos. O exame consiste na coleta de uma amostra de sangue.

Além do TSH, o médico pode recomendar exames complementares, como T3, T4 e dosagem de anticorpos específicos (anti-TRAB, anti-tireoglobulina e anti-TPO). Em caso de suspeita de lesões malignas na tireoide, o profissional pode solicitar uma biópsia, conhecida como Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF).

Detecte alterações na sua saúde antes que se tornem preocupantes. Agende sua consulta no EMNH Instituto de Medicina e realize seus exames de PSA e TSH com conforto e precisão!

EMNH Instituto de Medicina
Av. Marquês de São Vicente, 2219 – Cj 316
Jardim das Perdizes, São Paulo – SP
Exame FibroScan
(11)3615-2474

Leia também:

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta