Emnh

Importância de realizar Exames de Rotina para manter a saúde

Postado em: 27/03/2023

A saúde de um indivíduo vai além da ausência de doenças, já que está diretamente relacionada à presença de qualidade de vida no cotidiano. Ser saudável depende de uma série de fatores, que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, ingestão suficiente de água, prática de atividade física, lazer e descanso.

Algumas doenças graves podem ser prevenidas com mudanças no estilo de vida, mas é importante entender a necessidade de realizar exames de rotina e agendar consultas médicas com certa frequência.

exames de rotina

Os exames de rotina são indispensáveis para o bem-estar e para garantir a qualidade de vida.  Eles ajudam a avaliar o estado atual de saúde, detectando doenças que, muitas vezes, não apresentam sintomas quando diagnosticadas no início, aumentando assim, as chances de sucesso no tratamento.

Além disso, muitas enfermidades não apresentam sintomas no início, o que torna difícil o diagnóstico sem a realização de exames específicos. Por isso, a realização de exames de rotina é fundamental para identificar problemas de saúde antes que se tornem graves.

Para que servem os exames de rotina de sangue, urina e fezes?

Exames laboratoriais de rotina servem para prevenir doenças, bem como identificar alterações precocemente e prevenir seu agravamento, permitindo ao médico indicar medidas que ajudem nesse sentido. Assim, devem ser realizados de forma periódica.

A periodicidade, por sua vez, varia de acordo com o sexo, idade e estado de saúde do paciente, sendo definida pelo médico que o acompanha. De maneira geral, as recomendações seguem o seguinte padrão:

  • Em indivíduos com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, indica-se fazer o check-up de rotina a cada seis meses;
  • Já em adultos saudáveis e assintomáticos, recomenda-se realizá-los uma vez por ano.

Quais são os exames mais comuns?

Os exames de rotina possibilitam ao médico verificar o funcionamento de alguns órgãos vitais. Eles são úteis para identificar infecções e alterações no organismo. Confira os mais comuns:

  • Hemograma: avalia as células do sangue e identifica problemas como infecções, alergias, anemia, entre outras condições;
  • Ureia e creatinina: analisa a função dos rins;
  • Ácido úrico: serve para estimar o risco para diversas doenças, como gota, cálculo renal e problemas cardiovasculares;
  • Glicemia de jejum: mede as taxas de glicose no sangue e, com isso, serve para detectar a hipo e a hiperglicemia, bem como para prevenir e acompanhar o diabetes;
  • Colesterol: recomendado para medir as frações de gorduras (HDL, LDL e VLDL) no sangue;
  • Triglicerídeos: indicado para mostrar a presença de processos inflamatórios no organismo;
  • Transaminases (TGO ou AST e TGP ou ALP): investiga a função do fígado e detecta doenças como o hipotireoidismo;
  • TSH e T4 livre: avalia o funcionamento da tireoide;
  • Fosfatase alcalina: revela alterações no fígado e nos rins;
  • Gama-glutamiltransferase: identifica possíveis alterações hepáticas;
  • Proteína C reativa (PCR): indicado para analisar se existem inflamações em curso no organismo;
  • Urina tipo I: recomendado para dosar hemácias, leucócitos, proteínas, glicose e bactérias no sangue e diagnosticar de infecções urinárias até doenças sistêmicas;
  • Parasitológico de fezes (EPF): indicado para identificar parasitas causadores de problemas no aparelho digestivo, assim como intolerâncias e alergias alimentares.

Quais são os principais Exames de Rotina Feminino?

Há alguns exames de rotina que são específicos para mulheres e que devem ser realizados periodicamente considerando alguns fatores específicos de cada exame e cada pessoa.

Dessa forma, com os seus exames de rotina em dia, o diagnóstico pode ser feito precocemente e o tratamento adequado é realizado de forma rápida, aumentando muito as chances de cura em diversas doenças.

Entre os principais exames de rotina femininos estão: 

  • Mamografia Digital: esse exame é o maior aliado na prevenção do câncer de mama e é indicado para mulheres a partir dos 35 anos, com histórico familiar, ou após os 40 anos, sem histórico familiar;
  • Ultrassom Transvaginal: feito para detectar doenças na região pélvica, como tumores nos ovários, gravidez nas trompas e endometriose.
  •  Papanicolau: este exame é indicado para identificar o câncer do colo do útero em estágios iniciais, além de auxiliar da detecção de condições como verrugas, herpes genital e infecções por fungos.

Quais são os principais Exames de Rotina Masculino?

A falta de prevenção é uma das principais causas de mortes de homens adultos, diferente da maioria das mulheres, os homens ainda tendem a procurar o médico apenas quando as doenças já apresentam sintomas graves.

Os principais exames de rotina masculinos são: 

  • Exame de Toque Retal: utilizado para analisar possíveis alterações na próstata que podem indicar um câncer na região ou uma hiperplasia benigna da próstata;
  • Ultrassom Testicular e do Aparelho Urinário: este exame é realizado para avaliar a saúde dos rins e bexiga, assim como outras estruturas pélvicas, como os testículos e próstata;
  • Exame do PSA: serve para medir os níveis de PSA no sangue. O valor obtido permite identificar se o paciente está em uma situação de aumento benigno da próstata ou de cancro da próstata;
  • Testes Rápidos para Sífilis, Hepatite C e Aids: exames rápidos para diagnósticos de doenças sexualmente transmissíveis.

Você já fez seus exames de rotina este ano? Agende agora sua consulta com um dos especialistas e realize seus exames no Instituto Emnh!

Leia também:

Conheças as especialidades atendidas pelo Instituto Emnh

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta