Urologia: o que faz o médico urologista?
Postado em: 18/12/2020
O médico urologista é responsável pelo diagnóstico e tratamentos de doenças urológicas e pela saúde genital masculina, exclusivamente.
O urologista é essencial para a saúde dos homens, ele realiza exames preventivos anualmente, como o exame da próstata, indispensável no check-up para diagnosticar precocemente algum câncer nesta região.
Para quem deseja se tornar urologista, vai precisar de duas especializações, uma em cirurgia geral e outra em urologia, sendo no mínimo 11 anos de dedicação para que esteja habilitado tanto na área clínica como na cirurgia urológica.
O que faz o médico urologista?
O médico urologista é o profissional responsável por diagnosticar e realizar o tratamento de doenças do sistema urinário, incluindo: bexiga, rins e canais (como a uretra e os ureteres).
Para complicações nessa região, tanto os homens quanto as mulheres devem procurar este profissional.
O urologista também trata do sistema reprodutor masculino, incluindo:
- Próstata;
- Testículo;
- Pênis;
- Vesículas seminais;
- Ductos deferentes;
- Epidídimos;
Ele também é responsável por realizar diagnósticos e tratar complicações relacionadas às adrenais, chamadas também de glândulas suprarrenais, responsáveis por produzirem hormônios como a adrenalina e o cortisol.
O médico urologista pode atuar em todos os segmentos da urologia ou se qualificar em alguma dessas subdivisões da sua especialidade, sendo:
- Urologia feminina e pediátrica;
- Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
- Andrologia: cuida exclusivamente do sistema reprodutor masculino;
- Uroneurologia: casos de doenças urinárias consequentes de distúrbios neurológicos;
- Uro-oncologia: tratamento específicos de tumores urologicos;
- Transplante renal.
Esse profissional atende tanto em consultório médico quanto em hospitais, realizando cirurgias, exames diagnósticos e acompanhando pacientes internados. O urologista garante a reabilitação mais rápida da qualidade de vida e o bem-estar do paciente.
Doenças tratadas pelo médico urologista
O médico urologista pode tratar das mais diversas doenças, porém entre os problemas que podem acometer homens e mulheres em todas as idades são:
- Inflamações;
- Infecções urinárias;
- Cálculos renais (pedras no rim);
- Tumores benignos ou malignos;
- Incontinência ou obstrução urinária.
Exclusivamente em homens, o urologista trata de complicações como:
- Infertilidade;
- Ejaculação precoce;
- Impotência sexual;
- Fimose;
- DSTs;
- Curvatura peniana;
- Câncer no sistema reprodutor masculino.
Para diagnosticar doenças, o médico urologista solicita exames, como o de sangue, para verificar uma possível infecção ou exames de imagem, como ultrassonografias e ressonância magnética.
Outros tipos de exames solicitados por esse profissional são:
- Espermograma: para contabilizar a quantidade e qualidade dos espermatozóides do paciente;
- Biópsia vesical: quando a suspeita de câncer de bexiga;
- Fluxometria para avaliar o fluxo urinário;
- Uretrocistoscopia: para averiguar inflamações, estreitamento ou tumores na uretra e bexiga.
Um exame que merece atenção é o de próstata, realizado pelo toque retal, para prevenção do câncer de próstata ou tratamento adequado. O marcador tumoral chamado PSA, realizado por meio de exame de sangue, também é útil para diagnosticar tumores de próstata.
Com as mais variadas doenças nesta área, o médico urologista pode estabelecer tratamentos, prescrever medicamentos para cada paciente, além de cirurgias, quimioterapia, radioterapia, entre outros.
Quando procurar um médico urologista?
Essa pergunta gera muitas dúvidas e questionamentos, uma vez que a maioria da população não sabe como identificar situações para que se procure pelo médico urologista. Alguns sintomas que servem como sinal de alerta são:
- Dor abdominal: sentir dores abdominais não é normal. Dependendo da região pode revelar infecções, cálculos renais, tumores, entre outros;
- Dor lombar: dores na região lombar é sinal de problemas no rim, que pode ser um cálculo (pedra no rim), pielonefrite ou tumores;
- Dor no pênis: geralmente, sentir dor no pênis indica infecção urinária, mais especificamente na uretra;
- Dor nos testículos e epidídimo: esse tipo de dor ocorre em casos de inflamações, cistos, tumores, varicocele e outros problemas na bolsa escrotal;
- Sintomas urinários: incluem sintomas como aumento da frequência urinária, dor ao urinar, gotejamento, incontinência e intermitência urinária, sangue na urina, diminuição do fluxo urinário e aumento do número de vezes que é preciso ir ao banheiro à noite;
- Sintomas relacionados aos órgãos sexuais masculinos: incluindo ejaculação precoce, ausência de orgasmo, impotência, perda de libido, dores durante as relações sexuais, corrimentos, sangue no esperma e verrugas penianas;
É fundamental a ida ao médico urologista ao perceber qualquer um dos sintomas citados, evitando agravantes e complicações em sua saúde. Os homens com mais de 50 anos devem no mínimo realizar uma consulta por ano com o urologista para realizar o check-up completo de exames preventivos, principalmente o de câncer de próstata.
Não deixe de tirar todas as suas dúvidas quando agendar uma consulta com um urologista do Instituto Emnh.
Artigo escrito pelo Dr. Daniel Cernach Ayres