Ombro doloroso no esporte
Postado em: 09/09/2020
A dor no ombro é uma queixa frequente. Há vários diagnósticos para o ombro doloroso. Um deles é a dor causada pelo uso excessivo em práticas de esporte com movimento overhead.
Movimento overhead é a abdução e rotação externa do ombro acima da altura do cabeça, como no arremesso de beisebol e handebol, ataque do vôlei, saque do tênis, braçada da natação entre outros. Nesta situação, a dor no ombro pode ser causada por quadros mais simples (como bursites e tendinites) ou por patologias mais complexas como o SLAP (lesão da região superior do lábio da glenóide) e lesão do manguito rotador (conjunto de tendões mais profundos do ombro).
Como abordado anteriormente, a prática esportiva leva à uma sobrecarga no sistema músculo-esquelético. Então é necessário um bom planejamento de exercício físico para proteger e aumentar a vida útil da prática.
Que cuidados devemos ter ?
● fortalecimento do manguito rotador
● fortalecimento e controle neuromotor da cintura escapular
● alongamento da cápsula posterior do ombro
● orientação do treinador sobre cuidados técnicos e gestos específicos de cada esporte
● descanso do corpo
O que fazer se já estiver com dor no ombro?
Caso a dor seja aguda, repouso da atividade que cause a dor. Não havendo melhora após 1 semana ou em casos crônicos de dor é importante uma avaliação do especialista em ombro. Podemos constatar alterações iniciais (como o GIRD -déficit de rotação interna) e processos inflamatórios simples que quando reabilitados precocemente e corrigindo a biomecânica do movimento pode evitar lesões mais graves no futuro, como SLAP ou Ruptura do Manguito Rotador.
O que fazer se já tiver essas lesões?
Irá depender do balanço RISCO X BENEFÍCIO. Avaliamos faixa etária, nível de atividade diária e esportiva, dor e tamanho da lesão estrutural. O tratamento varia da reabilitação até necessidade de abordagem cirúrgica (artroscópica ou aberta). Tudo deve ser bem discutido, expondo os prós e contras e as limitações de cada abordagem, a fim de chegar a um consenso no tratamento.