Emnh

Psicologia Social e como ela pode ajudar a entender o comportamento em grupos

Postado em: 15/02/2023

A Psicologia Social é uma das áreas da psicologia, contribuindo para os estudos do comportamento humano e os cuidados com a saúde mental. Ela pode fazer toda a diferença em diferentes contextos e aplicações, como você descobrir o conteúdo de hoje.

Continue sua leitura e saiba mais sobre esse viés! Vamos lá?

O que é a psicologia social?

A “PSICOLOGIA SOCIAL” é a área da psicologia que estuda os comportamentos, os pensamentos e os sentimentos dos seres humanos em contextos sociais. Ela analisa a influência dos grupos e da sociedade nas escolhas, atitudes e emoções das pessoas, compreendendo os mecanismos das relações humanas e suas necessidades.

Como a psicologia social ajuda a compreender o comportamento em grupos?

A psicologia social estuda temas como:

  • nossas mudanças de atitude e de postura, dependendo das pessoas que estão próximas a nós;
  • nossa tendência a repetir um comportamento ao vermos um grande número de pessoas o realizando;
  • as formas como um grupo pode incentivar, influenciar ou intimidar as escolhas e a expressão de um indivíduo;
  • a ocorrência de conflitos em grupos ou meios sociais, assim como a forma de manejá-los.

 Assim como em qualquer ciência, os estudos da psicologia social são baseados em evidências. Os psicólogos trazem esses conhecimentos para o contexto educacional, organizacional, hospitalar, clínico e comunitário, por exemplo, por meio de diversas atuações.

Quais são as contribuições da psicologia social na prática?

A psicologia social ajuda a melhorar a convivência em grupo e tornar um contexto social mais saudável. Ela pode ser aplicada nos mais variados contextos, como citamos anteriormente.

De um modo geral, porém, algumas das suas possibilidades são:

  • o desenvolvimento mais assertivo de ações comunitárias, em contextos como ONGs, igrejas, empresas, instituições de saúde e de educação;
  • a prática da inclusão social de forma mais eficiente, por ser embasada em estudos e evidências práticas;
  • o manejo mais eficaz e saudável de conflitos, seja entre dois ou mais indivíduos;
  • o direcionamento de um grupo de forma mais saudável e assertiva, conduzindo os membros para se ajudarem e contribuindo uns com os outros.

Quando aplicadas em contextos de saúde — como grupos terapêuticos em clínicas e hospitais — essas possibilidades da psicologia social se tornam verdadeiras ferramentas de cura. 

O convívio em grupos e as interações sociais têm um grande poder sobre a nossa qualidade de vida e bem-estar, podendo exercer influências positivas ou negativas. O mais importante é saber, portanto, como utilizar esse potencial para o bem.

Agora você conhece o poder e a importância da psicologia social. Procure grupos que incentivem o seu potencial e contribuam para sua saúde mental, proporcionando um ambiente seguro e estimulante! Fazer terapia em grupo, participar de trabalhos voluntários ou ter hobbies junto com outras pessoas são algumas formas de aproveitar essas vantagens.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para saber mais sobre cuidados com a saúde mental e a importância da psicologia, não deixe de entrar em contato conosco!

Leia também:

Síndrome de Burnout: conheça quais são os sintomas de esgotamento profissional

O Consumo Regular de Frutas Favorece a Saúde Física e Mental

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

agende sua consulta