Quais os principais cuidados com nariz e garganta durante o inverno?
Postado em: 15/07/2022
Garganta raspando, nariz sangrando, aumento dos casos de gripes e resfriados e piora dos quadros de alergias respiratórias – como asma e bronquite – são alguns dos efeitos mais recorrentes das quedas bruscas de temperatura, assim como da queda de umidade. Venha conferir como se proteger dessas perturbações, descobrindo quais os principais cuidados com o nariz e a garganta durante o inverno!
As características dessa estação favorecem o aumento de poluentes e a desatenção a algumas questões do dia a dia, como a hidratação. Continue sua leitura e confira as dicas mais importantes para manter seu bem-estar e qualidade de vida nesse período do ano.
Tome cuidado com a higiene pessoal e a limpeza do ambiente
A maior quantidade de poeira nessa estação é um dos grandes complicadores do inverno. É preciso tomar cuidado para não acumular poluentes em objetos como cortinas, travesseiros, móveis, tapetes e lençóis, trocando com maior frequência a roupa de cama e higienizando as superfícies com um pano úmido.
Isso evitará a ocorrência de infecções, mas também é necessário se atentar aos seus cuidados pessoais. Lave sempre as mãos para evitar a contaminação. Afinal, os vírus e bactérias se espalham com facilidade.
Lembre-se da hidratação
Beber de dois a três litros de água ao longo do dia é fundamental em qualquer estação do ano, mas esse cuidado costuma ser esquecido nos tempos de inverno. As temperaturas mais baixas não trazem tanta sede quanto o verão, mas é preciso se esforçar para manter a hidratação. Isso contribuirá para a umidade da garganta e a proteção contra o ressecamento, sendo importante também lavar o nariz com soro fisiológico ao menos três vezes ao dia, com a mesma finalidade.
Mantenha a circulação do ar e umidifique o ambiente
As temperaturas baixas trazem a vontade de deixar a casa toda fechada, se mantendo confortável nos dias mais frios. A circulação de ar, no entanto, é fundamental para evitar o excesso de poeira e para dispersar os vírus e bactérias, sendo necessário permitir a ventilação!
A baixa umidade do ar, como mencionamos anteriormente, também exige certas intervenções. A utilização de umidificadores nessa época do ano faz toda a diferença para o nariz e a garganta, espalhando vapor de água pelo ambiente.
Se proteja contra mudanças bruscas de temperatura
Um dos maiores desconfortos do inverno envolve as mudanças bruscas de temperatura ao mudar de um local para o outro, saindo do banheiro após tomar banho ou saindo de casa para a rua, por exemplo. Isso também pode ser muito prejudicial para a nossa saúde, então é preciso adotar medidas de prevenção. Deixe as janelas fechadas quando for para o banho e se agasalhe bem antes de sair, evitando o impacto das correntes geladas de ar.
Procure a ajuda de um profissional
Se você tem alergias respiratórias, está sentindo o nariz ressecado, a garganta incomodando ou tem sintomas de infecção – como tosse, espirros e catarro – procurar um especialista é a sua melhor solução. O médico avaliará as particularidades do seu quadro e fornecerá as orientações necessárias, como medicações e cuidados para adotar em casa. Com a ajuda de um profissional os incômodos passarão com muito mais velocidade!
Esperamos que tenha gostado de conhecer os principais cuidados com o nariz e a garganta durante o inverno. Para agendar uma consulta com um de nossos especialistas é só entrar em contato!