Alimentos ultraprocessados podem elevar riscos de câncer, hipertensão e diabetes?
Postado em: 17/10/2022
Os alimentos ultraprocessados fazem parte da alimentação da maioria dos brasileiros. Eles são rápidos de preparar e trazem prazer para o dia a dia, tornando-se os grandes favoritos em uma rotina apressada. Esses mesmos alimentos, porém, são muito prejudiciais para a nossa saúde e bem-estar.
São várias as doenças favorecidas por esse tipo de alimentação. No conteúdo de hoje, vamos falar mais sobre o assunto, destacando os riscos de hipertensão, câncer e diabetes. Leia até o final!
O que são alimentos ultraprocessados?
Os alimentos ultraprocessados são aqueles produzidos industrialmente, com ingredientes adicionais em sua composição. Eles utilizam, por exemplo, emulsificantes, corantes, adoçantes, conservantes e aromatizantes, sendo os mais comuns os refrigerantes, os chocolates, os biscoitos e os congelados, entre outros.
Esses alimentos não têm uma fórmula nutricional adequada, desregulando nosso organismo e trazendo uma série de complicações. O seu consumo exagerado pode causar doenças graves e até mesmo levar à morte.
Quais são os riscos dos alimentos ultraprocessados?
Os alimentos ultraprocessados nos trazem prazer imediato e são viciantes por todo esse bem-estar. A sua composição, no entanto, prejudica o aparelho digestivo, o nosso metabolismo, o sistema cardiovascular e até o sistema musculoesquelético, favorecendo a ocorrência de fraturas, doenças cardíacas e outras lesões.
Alguns dos maiores riscos trazidos por esses produtos são a hipertensão, o câncer e a diabetes tipo 2. Confira!
Riscos de hipertensão
Os alimentos ultraprocessados aumentam os índices de gordura, de açúcar e de sal no organismo, prejudicando a circulação sanguínea e a pressão arterial. Quando isso é mantido por muito tempo, se desenvolvem quadros de hipertensão que podem se tornar crônicos.
Riscos de diabetes tipo 2
O excesso de açúcar no sangue leva a um desgaste gradual da produção de insulina no pâncreas, que pode resultar na resistência a esse hormônio no organismo. Quando isso acontece, tem-se um quadro de diabetes tipo 2, que favorece uma série de outros problemas. É preciso ter cuidado com o surgimento de ulceras, por exemplo, e com os danos à visão.
Riscos de câncer
O excesso de sal, açúcar e demais componentes ultraprocessados ainda é favorável para a formação de tumores, fortalecendo os riscos de câncer em qualquer parte do corpo. Essa doença pode não ser identificada no começo e, assim, apresentar riscos de vida para os pacientes.
Como cuidar melhor da alimentação?
Os alimentos ultraprocessados são escolhas fáceis para o dia a dia, otimizando o nosso tempo e a nossa rotina. É possível, porém, ter uma vida mais saudável mesmo em meio à correria. Confira dicas que podem ajudar:
- faça receitas simples com ingredientes que você já conhece, mas dê preferência para os alimentos de origem orgânica e natural;
- faça porções que possam ser congeladas, preparando as refeições da semana no seu dia de folga. Isso evita a pressa que nos leva a escolher um industrializado, sendo que umavgrande variedade de grãos, legumes e carnes podem ser congelados para o consumo gradual;
- cuide da sua saúde mental e faça atividades físicas, para evitar utilizar a comida como uma válvula de escape.
Os ultraprocessados são vantajosos a princípio, mas trazem uma série de consequências a médio e longo prazo. É importante compreender os seus riscos e iniciar uma rotina de reeducação alimentar o mais rápido possível.
Agora você conhece os perigos dos alimentos ultraprocessados. Para maiores orientações para uma vida mais saudável — adaptada à sua realidade — não deixe de agendar uma consulta!