Você respira pela boca? Saiba o que pode ser
Postado em: 03/10/2022
O ser humano foi feito para respirar pelo nariz. Na respiração nasal, o ar inspirado é purificado, filtrado, aquecido e umidificado antes de chegar aos pulmões. Quando respiramos pela boca, ficamos sem essa proteção, fazendo com que o ar chegue mais seco, frio e sujo do que deveria.
As consequências desse tipo de respiração, também chamada de oral, vão desde o desgaste das vias respiratórias, passam por alterações na face e na dentição, além de acarretar problemas relativos ao sono que comprometem muito a qualidade de vida.
A respiração pela boca geralmente acontece quando há alguma alteração no trato respiratório, como desvio de septo ou pólipos, ou por consequência de gripes, resfriados, sinusite ou alergias. Dependendo da natureza do problema, o paciente pode ser tratado com medicamentos ou até mesmo cirurgia.
Caso esse hábito não seja corrigido, pode causar:
✅ Infecções recorrentes das vias aéreas (nariz, garganta e pulmões);
✅ Alterações no posicionamento dos dentes, problemas de oclusão;⠀
✅ Ronco e alterações do sono;⠀
✅ Cansaço frequente;⠀
✅ Dificuldade na realização de exercícios físicos;
✅ Mau hálito;
✅ Inchaço abdominal.
Para evitar a necessidade de respirar somente pela boca, deve-se tratar o quanto antes a obstrução nasal. Para isso, é essencial procurar um otorrinolaringologista para identificar a causa do problema.
O Instituto Emnh é referência no atendimento à saúde! Agende sua consulta.