Você sabe quantas horas de sono são indicadas para a saúde após os 50 anos?
Postado em: 26/10/2022
Para a ciência, dormir adequadamente faz com que o cérebro processe as memórias, regule o humor, a concentração e contribui para o bom funcionamento do organismo. No entanto, é preciso saber quantas horas de sono por dia são necessárias para obter estes benefícios. Um grupo de pesquisadores avaliou dados de dados de 7.864 pessoas de Londres por 25 anos e descobriu que, pessoas com 50 anos ou mais, é preciso dormir, no mínimo, cinco horas.
A pesquisa apontou que a curta duração do sono aos 50 anos está associada a um aumento de 20% no risco de aparecimento da primeira doença crônica, como câncer, depressão e doenças cardiovasculares, bem como um risco aumentado de multimorbidade.
O sono é responsável por recuperar, relaxar e renovar todo o organismo. No entanto, boa parte das pessoas enfrentam dificuldades em realizar essa tarefa. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), só no Brasil, cerca de um terço da população convive com a insônia.
De acordo com o estudo, cinco horas de sono é o tempo mínimo necessário para manter uma boa saúde, menos que isso é fator de risco para o desenvolvimento de doenças. Entretanto, há consenso entre os especialistas que de sete a oito horas de sono por dia é o ideal para manter a saúde e os benefícios do sono.
O sono se estabeleceu, nos últimos anos, como um dos pilares da qualidade de vida e do bem-estar. De tão importante, passou a integrar neste ano a lista dos parâmetros fundamentais para o bom funcionamento do coração e do cérebro.
Deseja cuidar da sua saúde? Agende uma consulta com os especialistas do Instituto Emnh!