Emnh

Com ampla área de atuação na medicina, a cirurgia plástica tem como função promover tratamento de patologias, traumas e melhorar aspectos estéticos dos pacientes por meio de diversas técnicas e procedimentos que podem  ser usados em várias áreas do corpo.

Ela é útil para corrigir deformidades congênitas e para tratar traumas como as queimaduras. Além disso, também é utilizada para o tratamento de doenças como o câncer. Entre os principais estão o câncer de mama e de pele.

Para isso, ela é dividida em dois tipos, de acordo com seu objetivo.

Cirurgia plástica reparadora

A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo a correção de alterações anatômicas decorrentes de síndromes congênitas, feridas causadas por acidentes traumáticos, queimaduras e reparação de defeitos oriundos, por exemplo, da retirada de tumores malignos.

Cirurgia plástica estética

Tem seu objetivo voltado para a melhoria de condições que de alguma forma, alteram a qualidade de vida e trazem sofrimento psicológico ao paciente. Essa condição pode ser de qualquer origem (congênita ou adquirida).

Assim, com ela, obtêm-se a melhora da aparência, autoestima e sobretudo, a qualidade de vida.

Geralmente, na prática, ambos conceitos são levados em conta ao realizar todo e qualquer procedimento cirúrgico. Sempre com a intenção de preservar o funcionamento da região operada, além de, na medida do possível, manter sua naturalidade e beleza.

https://emnhinstituto.com.br/wp-content/uploads/2021/07/cirurgia-plastica-thumb-min.jpg

Afinal, quando devo realizar uma cirurgia plástica?

A princípio, saiba que essa decisão envolve muitas escolhas.

Primordialmente, você deve reconhecer seu real problema. E isso inclui entender o que ele te causa e os prejuízos que ele traz para sua vida. A partir disso, você pode procurar um profissional que pode te ajudar.

Essa escolha nem  sempre é fácil. Opte sempre por médicos credenciados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ( SBCP).

Por fim, antes de se decidir por uma cirurgia plástica, é fundamental que se tenha em mente que a decisão é pessoal. Portanto, o desejo de realizar a cirurgia tem que partir do próprio paciente.

Durante a consulta, em conjunto com o médico é possível decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis.

Dúvidas sobre a cirurgia plástica? Entre em contato conosco!

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

Agende sua consulta