A Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.
Logo, o endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas, que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios. Ou seja, o especialista nessa área é responsável por restabelecer o equilíbrio do organismo.
O endocrinologista é um importante profissional que trata das condições do metabolismo desde a infância até a terceira idade.
Principais doenças
São várias as doenças causadas pela alteração de hormônios, as principais delas são:
Diabetes
Alteração dos níveis de açúcar do sangue devido a falta de produção ou falta de ação da insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas.
Doenças da Tireóide
Dentre as doenças da tireoide estão: o hipertireoidismo (funcionamento excessivo da tireóide), o hipotireoidismo (mau funcionamento da tireóide), o bócio (crescimento exagerado da tireóide) e os nódulos tireoidianos.
Obesidade
Sabe-se que a obesidade possui múltiplas causas, entre elas, o excesso ou a deficiência de alguns hormônios.
Síndrome dos Ovários Micropolicísticos
A irregularidade menstrual e as características decorrentes do excesso de hormônios masculinos nas mulheres, como aumento de pelos e acne, que são sinais desta síndrome, estão diretamente associadas à obesidade e ao desenvolvimento de diabetes e de todas as suas complicações.
Osteoporose
A osteoporose, que torna os ossos frágeis e porosos, também pode ser uma consequência da diminuição dos níveis de hormônios no organismo.
Sistema endócrino
As principais glândulas constituídas no sistema endócrino são:
- Hipotálamo: glândula responsável pelos hormônios que controlam a hipófise. Essas duas glândulas trabalham juntas e passam informação para outras glândulas, avisando qual é o momento correto de produzir hormônios. Esses hormônios regulam, por exemplo, a temperatura corporal, apetite, humor, desejo sexual, sede, entre outros.
- Hipófise: é chamada de glândula mãe do nosso organismo, ela é essencial no funcionamento de diversas outras glândulas e pode se dividir em: Neuro Hipófise (responsável pela liberação da oxitocina e do hormônio antidiurético) e Adenohipófise (produz hormônios como folículo-estimulante, luteinizante, tireoestimulante, adrenocorticotrófico, prolactina e o hormônio do crescimento).
- Tireóide: glândula que funciona segundo os estímulos do hormônio tireoestimulante (TSH) secretado pela hipófise. Os principais hormônios produzidos pela tireóide são: a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3) sendo responsáveis pela hipo e hipertireoidismo.
- Paratireóides: são responsáveis por quatro glândulas que secretam o hormônio PTH, que visa o equilíbrio das porções de cálcio e fósforo na corrente sanguínea.
- Pâncreas: produz o suco pancreático que auxilia na digestão dos alimentos e na produção de glucagon e insulina, responsáveis por manter os níveis de açúcar equilibrados no sangue. Se esse sistema falhar, leva a diabetes ou a hipoglicemia.
- Adrenais ou suprarrenais: essas glândulas produzem e secretam glicocorticoides, mineralocorticoides e os esteróides sexuais. Os hormônios produzidos nessas glândulas administram as reações ao estresse, por exemplo.
- Gônadas: são responsáveis por produzir os hormônios sexuais, controlando o ciclo reprodutivo, os aspectos físicos característicos em mulheres e homens, e o comportamento sexual.
O que faz o médico endocrinologista?
O endocrinologista é o profissional especialista em endocrinologia, responsável por realizar consultas, prescrever tratamentos e medicações e tratar de complicações que causam mau funcionamento das glândulas endócrinas.
Quanto antes o tratamento for iniciado, maior as chances de diminuir as enfermidades no organismo, reabilitando a qualidade de vida do paciente e minimizando os riscos e problemas mais graves de saúde.
Quando procurar um endocrinologista?
A procura por um endocrinologista deve acontecer quando houver alguma alteração relacionada ao metabolismo do seu corpo, por exemplo, ganho ou perda de peso rapidamente, sem motivo aparente, problemas de crescimento ou no diagnóstico de doenças como diabetes e modificação dos níveis de colesterol ou triglicérides.
As pessoas que pretendem perder peso podem contar com um importante aliado, o endocrinologista. Por meio de exames clínicos e laboratoriais, esse profissional poderá diagnosticar se todas as glândulas estão funcionando de forma saudável em seu corpo e se o ganho de peso não está sendo promovido por alguma alteração hormonal.
O endocrinologista é responsável por diagnosticar e prescrever tratamento para manter o metabolismo equilibrado, enquanto o nutricionista irá promover que o paciente siga uma dieta adequada para fornecer nutrientes dependendo de cada caso.
O profissional especialista em endocrinologia também pode prescrever medicamentos como reguladores de apetite e fazer acompanhamento e fornecer orientações sobre o uso correto deste medicamento.
As crianças com crescimento reduzido ou excessivo e adultos com modificações repentinas no crescimento de pelos também devem procurar o endocrinologista para investigar as causas apresentadas, por exemplo.
Qual a importância do diagnóstico do endocrinologista?
Os hormônios têm papel fundamental no funcionamento do organismo, sendo assim, o diagnóstico de um endocrinologista também é essencial para o tratamento correto de doenças.
As alterações hormonais podem causar mudanças significativas na saúde, bem-estar e qualidade de vida do paciente. A automedicação quando se trata de problemas hormonais podem causar consequências graves, dificultando o tratamento correto.
Vale ressaltar que somente o endocrinologista está habilitado para prescrever formas de tratamento para equilibrar o organismo de cada paciente, levando a uma vida mais saudável.
Perspectiva do futuro da endocrinologia
A endocrinologia é uma área da medicina com crescente no campo clínico e de pesquisa. Atualmente, essa área permite uma vasta experimentação, segundo os avanços dos estudos moleculares e genéticos, possibilitando que os médicos atuem de maneira preventiva em doenças. Algumas dessas inovações são:
Estudo do DNA
Hoje em dia, a medicina possibilita que os endocrinologistas estudem o DNA de cada pessoa após o seu nascimento, entendendo, desde cedo, seu potencial no desenvolvimento de algumas doenças hormonais e no metabolismo.
Para prevenir esses casos, estão sendo criadas terapias que visam a alteração do patrimônio genético, revertendo essas doenças futuras.
Após o diagnóstico de um nódulo, o endocrinologista consegue verificar e promover o rastreamento na família, auxiliando na cirurgia profilática e impedindo a expansão da doença.
Células-tronco
O tratamento com células-tronco tem sido utilizado em diversos ramos da medicina, inclusive na endocrinologia. Neste caso, a ideia é fazer com que o próprio paciente consiga produzir as células capazes de expelir determinado tipo de hormônio, revertendo sua condição atual.
Quer saber mais sobre endocrinologia? Agende sua consulta no Instituto Emnh.