A Hematologia é a especialidade médica que estuda as patologias do sangue, da medula óssea, do baço e gânglios linfáticos (também chamados de linfonodos). A medula óssea é responsável pela produção de células sanguíneas, o baço realiza a remoção das células mortas do sangue e os linfonodos são encarregados do combate e destruição de germes carregados pelo sistema linfático.
O sangue é o órgão encarregado de transportar gases, nutrientes e promover a defesa do corpo. E, ao contrário do que parece ao senso comum, ele é dotado de uma grande variedade de tipos de células. Saiba mais a seguir:
Quais doenças a Hematologia trata?
A HEMATOLOGIA trata de uma série de quadros de saúde, como por exemplo:
- Anemias: doença em que há uma quantidade muito pequena de glóbulos vermelhos, que é inferior às necessidades do organismo.
- Leucemias: tipo de câncer de glóbulos brancos que se desenvolve da medula óssea.
- Linfomas: câncer de uma classe de glóbulos brancos chamada linfócitos.
- Doenças plasmocitárias: doenças derivadas da multiplicação excessiva de um tipo de célula de defesa denominado plasmócito.
- Distúrbios de coagulação: doenças derivados do excesso ou falta de coagulação.
- Distúrbios do baço: doenças que prejudicam as funções de filtragem e defesa do sangue.
- Distúrbios trombóticos: quadros de formação de um coágulo em um canal de circulação, que pode entupir a estrutura ou viajar pela corrente sanguínea e provocar embolia ou outras doenças.
- Distúrbios mieloproliferativos: crescimento anômalo e desordenado (neoplasia) de células que produzem sangue na medula óssea.
- Distúrbios das plaquetas: aumento, queda ou disfunção das plaquetas, que são fragmentos celulares que auxiliam na coagulação.
- Distúrbios dos glóbulos brancos: doenças relacionadas ao excesso ou diminuição do número de glóbulos brancos, que são as principais células de defesa do corpo.
Quais as subdivisões da Hematologia?
A Hematologia cuida de um ecossistema amplo pautado na circulação, troca dos nutrientes e gases, defesa e síntese de células vitais. Dessa forma, ela conta com várias subdivisões, veja:
- Hemoterapia: bancos de sangue e transfusão, emprego de sangue de forma terapêutica.
- Onco-hematologia: subespecialidade que realiza o transplante de medula óssea, a principal possibilidade de tratamento para a leucemia.
- Hemostasia: trata dos quadros em que há problemas na coagulação.
- Citofluorimetria: prática diagnóstica por meio da análise de substâncias fluorescentes e anticorpos monoclonais usados no tratamento do câncer.
- Hemograma: análise laboratorial de amostras, com objetivo diagnóstico.
- Mielograma: análise de medula óssea, por meio da punção aspirativa da medula. Essa estrutura hematopoiética está no interior de ossos como a clavícula, vértebras, esterno e ossos da bacia.
Quais são as particularidades da Hematologia?
A Hematologia, em grande parte de seu trabalho, lida com as neoplasias benignas e malignas (câncer). O sangue é o principal canal de disseminação de tumores, é por ele que ocorrem as metástases. Ao mesmo tempo, o sangue também está envolvido diretamente no transporte das células de defesa. Sendo assim, o olhar da Hematologia é sempre sistêmico, amplo e de conhecimento aprofundado dos mecanismos de defesa e circulação.
No Instituto Emnh, você conta com médicos especializados em Hematologia para te auxiliar no tratamento de doenças do sangue e dos órgãos envolvidos na defesa do organismo. Entre em contato e agende sua consulta!