A Nutrição é uma ciência da área da saúde e de biológicas que forma profissionais capacitados para promover saúde à população, com programas de alimentação em hospitais, escolas, restaurantes comerciais, empresas, instituições de longa permanência, creches, entre outros.
O trabalho desse profissional é amplo. Entre as principais atividades estão: definição de cardápios variados e equilibrados, garantia da qualidade de refeições, prescrição de dietas específicas para patologias, composição de equipe multidisciplinar em hospitais e participação em campanhas de alimentação.
As áreas de atuação de um nutricionista são:
- Nutrição clínica: presta assistência dietética e promove a saúde. Ele busca restaurar o estado nutricional de indivíduos doentes e, também, manter o bom estado dos pacientes saudáveis.
- Nutrição hospitalar: atendimento ao paciente hospitalizado, banco de leite humano, lactário e Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional.
- Nutrição ambulatorial: atendimento nutricional a pacientes em consultórios, spas, asilos, clínicas, personal diet, academias e clínicas de estética.
- Nutrição domiciliar: busca orientar o paciente a elaborar rotinas mais saudáveis em sua própria residência.
- Saúde coletiva: assistência e educação nutricional a indivíduos (sadios ou enfermos) e coletividades. O nutricionista promove a saúde por meio de campanhas, programas, pesquisas e atendimento em Nutrição ou em conjunto com profissionais de outras áreas.
- Consultoria e assessoria nutricional: presta serviços a restaurantes, empresas ou outras instituições.
- Alimentação coletiva: planejamento e controle da qualidade de refeições, no treinamento de funcionários, na administração de custos e no desenvolvimento de documentos, como manual de boas práticas.
- Empreendedorismo: em suplementação alimentar natural ou em aplicativos mobile de nutrição.
- Nutrição esportiva: para pessoas que buscam uma alimentação saudável e alinhada com a prática de exercícios físicos. Essa área pode levar o nutricionista a atender atletas de alto nível.
- Indústria de alimentos: atuação na área de desenvolvimento de produtos, além de testes de degustação de pratos e novos itens, controle de produção e qualidade, treinamento de funcionários, desenvolvimento de material científico e prestação de consultoria a empresas do ramo.
- Docência e pesquisas: lecionar em atividades de ensino nos cursos técnicos de Nutrição, em graduações, na pós-graduação e nas atividades de extensão da área e de alimentação.
Nutrição Infantil
Quando falamos em alimentação saudável para crianças e adolescentes, estamos nos referindo à alimentação capaz de oferecer energia e nutrientes (minerais e vitaminas) de forma a contribuir para o crescimento, saúde e desenvolvimento dos pequenos.
A nutrição infantil é uma área focada exclusivamente no bem-estar, qualidade de vida e saúde das crianças. O acompanhamento do profissional da área começa cedo, ainda no período de gravidez da mãe, e estende-se até a adolescência.
O trabalho desenvolvido é dinâmico, com estímulos através de cardápios coloridos, medidas educativas de alimentação e também conscientização dos pais e responsáveis.