Emnh

A escoliose idiopática é um tipo de doença diagnosticada e tratada pelo ortopedista especialista em coluna e é caracterizada pela curvatura anormal da coluna, seja no plano frontal ou lateral, cuja causa ainda é desconhecida.

Logo, a escoliose idiopática tem relação com alguns fatores que, dependendo de cada indivíduo, podem ou não aumentar a predisposição em desenvolver a doença.

Contudo, se observado precocemente, a escoliose idiopática pode ser corrigida ou estabilizada, por meio de diversos tratamentos apropriados ao paciente e o grau de curvatura da sua coluna.

Causas e fatores da escoliose idiopática

A saber, a  escoliose idiopática é um dos três tipos de escoliose que causa, gradativamente,  uma curva anormal na coluna entre região cervical e sacral.

Sabe-se que crianças e jovens aparentemente saudáveis são os mais afetados, inclusive, a fase de crescimento é um agravante à escoliose que pode aumentar conforme o desenvolvimento ósseo.

Ainda neste grupo, as meninas possuem em torno de oito vezes mais chance de serem diagnosticadas com a doença do que os meninos.

Contudo,  a  escoliose idiopática é leve, ou seja, a curvatura não aumenta drasticamente, do qual um tratamento simples pode ser o suficiente para conter a anormalidade sem prejudicar a qualidade de vida do indivíduo.

Grau da escoliose idiopática

A escoliose idiopática, dentre os tipos existentes (congênita, neuromuscular, pós-traumática e degenerativa do adulto), é a que apresenta curvaturas anormais moderadas, ou seja, de 20 a 40 graus do ângulo de Cobb ( método orientativo para diagnóstico da doença).

As regiões da coluna que podem ser afetadas são:

  • Cervicotorácicas: Cervical da coluna podendo chegar a região torácica, logo,  (vértebras C1 à C7) e (da T-1 à T-12);
  • Torácicas: Região torácica (vértebras T-1 à T-12);
  • Toracolombares: Parte torácica (T-1 e T-12), estendendo-se à região lombar da coluna (vértebras L-1 e L-5);
  • Lombares: Área lombar ( L-1 à L-5);
  • Lombossacrais: Da coluna lombar até o sacro, logo,  ( L-1 à L-5) e (S-1 à S-5).

Sintomas da escoliose idiopática

A princípio, durante a puberdade, os jovens acometidos pela escoliose idiopática não apresentam sintomas visíveis, porque a curvatura anormal ainda não tenha progredido o suficiente.

Contudo, é importante observar os sintomas e no primeiro aparecimento deles, é fundamental buscar ajuda médica:

  • Caixa torácica e ombros inclinada para um dos lados;
  • Dor nas costas (incomum com a escoliose idiopática, mas que requer investigação);
  • Lados do quadril sem simetria;
  • Pernas parecem apresentar tamanhos diferentes.

Diagnóstico da escoliose idiopática

Para identificar qual tipo de escoliose, bem como, sua curvatura e região da coluna afetada, exames clínicos e exames de imagem são solicitados pelo ortopedista.

Desde a primeira consulta, um exame clínico pode ser realizado, como o teste de flexão (corpo inclinado para frente em direção ao chão) em que no caso de positivo, se observará a proeminência da caixa torácica.

É possível que outros exames sejam solicitados, com o objetivo de complementar a avaliação médica, para que o tratamento já seja iniciado (caso necessário).

Um ponto a salientar é que, tanto os pais quanto os próprios jovens, não se preocupam com a questão de saúde, pelo fato de serem mais novos e relacionar isso à ideia de que estão livres de complicações e outras doenças, o que é bastante comum.

Porém, a fase da puberdade, tanto de meninos quanto das meninas, precisa de um olhar atento de seus responsáveis e de si mesmos, quanto a sintomas que podem parecer normais e aceitáveis, mas que na verdade, podem estar relacionados aos hormônios do crescimento e possíveis alterações.

Fazer um check up nessa fase da vida é importante para garantir o bem estar no futuro, que envolve tanto a parte física quanto a parte emocional.

Tipos de tratamento

No caso da escoliose idiopática, alguns pontos são considerados para a escolha do tratamento, se este for necessário.

Isso porque, também é possível que o acompanhamento periódico com o ortopedista pode ser sugerido inicialmente, com o intuito de observar a progressão da curvatura, que geralmente, não apresenta variações dispensando a necessidade de tratamento.

Conforme a idade desse adolescente avança, a preocupação com a escoliose se intensifica, e havendo aumento da curvatura, um tratamento pode ser indicado para conter a progressão ou até mesmo corrigir essa anormalidade.

Assim sendo, curva de menores de 25 graus serão monitoradas pelo especialista em coluna, e caso ultrapasse esse valor, é possível que o uso de colete para escoliose seja indicado ao paciente.

Há vários tipos de colete, que sobretudo, precisam ser utilizados conforme a prescrição médica, normalmente, o dia todo, retirando-o apenas para higiene pessoal, garantindo assim, a melhora esperada.

A saber, existem também os exercícios para escoliose que são recomendados para os que manifestam dores nas costas, acompanhadas de desvio da coluna pequeno, porém significativo,sendo em forma de “C “ou de  “S”.

Os benefícios dos exercícios para escoliose idiopática, são sobretudo, a melhora da postura e alívio de dores na coluna, e que podem ser podem ser realizados regularmente, sob orientação de um educador físico.  

Os resultados são satisfatórios na maioria das vezes, e em casos mais raros, quando a curvatura não é contida com o uso da órtese (colete), é considerada então a cirurgia para a escoliose idiopática. 

Como cuidamos da escoliose idiopática

O Instituto Emnh, conta com um corpo clínico multidisciplinar, sendo especialistas em coluna, fisioterapeutas, endocrinologistas, entre outros profissionais, que juntos podem oferecer a melhor orientação, diagnóstico e tratamento para seu filho, aliás, para toda a família.

Aqui, tratamos todo o tipo de escoliose e outras doenças da coluna que afetam crianças, jovens, adultos e terceira idade, uma vez que sabemos que o ato de cuidar-se merece atenção ao longo da vida.

Logo, apoiamos a visita periódica, que visa a prevenção e aconselhamento à boa saúde do indivíduo, e em casos de doenças serem identificadas, o diagnóstico e tratamento precoce fazem a diferença na longevidade e bem estar.

Se você procura o melhor para seu filho e sua família, encontra aqui no Instituto Emnh garantia da qualidade e segurança profissional. Portanto, agende sua consulta e saiba mais sobre cuidados para evitar e tratar a escoliose idiopática.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

Agende sua consulta