Emnh

A nossa coluna vertebral é composta por vértebras. Em seu interior, existe um canal por onde passa a medula espinhal. Assim, entre as vértebras, estão os chamados discos invertebrais. 

Tratam-se de estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico. Sua função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto. Dessa forma, quando essas estruturas desgastam-se pelo tempo e uso repetitivo, temos a formação das hérnias de disco!

Em outras palavras, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. Portanto, esse problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas que suportam mais cargas e mais expostas ao movimento.

Mas afinal, o que causa essa condição? Vamos entender melhor o assunto? 

Causas da hérnia de disco

A princípio, a predisposição genética é a causa de maior importância para a formação da hérnia de disco. Além disso, temos o envelhecimento, sedentarismo e o tabagismo. 

Carregar cargas pesadas também comprometem a integridade do sistema muscular que sustenta a coluna vertebral, contribuindo para o aparecimento da condição. A hérnia de disco acomete mais as pessoas entre 30 e 50 anos. Isto  não quer dizer que crianças, jovens e idosos estejam livres dela. Pelo contrário, hábitos não saudáveis podem levar a seu aparecimento precoce!

Você sabia que a hérnia de disco pode ser assintomática? Ou seja, não trazer qualquer tipo de dor ao indivíduo?

Estudos radiológicos mostram que depois dos 50 anos, 30% da população mundial apresenta alguma forma assintomática desse tipo de doença da coluna. Em contrapartida, há situações que provocam dor de intensidade leve, moderada ou muito forte, a ponto de inutilizar o indivíduo!

Sintomas mais comuns da hérnia de disco

Em suma, os sintomas variam bastante, e geralmente estão associados a área que foi comprimida a raiz nervosa. Assim, ele pode ser classificada como hérnia de disco:

  • Cervical: aquela que afeta a região do pescoço;
  • Torácica: afeta a região do meio das costas;
  • Lombar: atinge a região mais baixa das costas.

Portanto, entre os sintomas mais comuns, podemos citar:

  • Dor na coluna, perna ou coxa; ou na coluna e no braço; apenas no braço;
  • Parestesia (formigamento) que pode ou não ser acompanhado de dor.

Tipos de hérnia de disco

Outra curiosidade interessante: você sabia que não ingerir água suficiente para o seu corpo durante o dia, contribui para o aparecimento da hérnia de disco? Pois é. Se aliar isto a uma má postura então, nem se fala! Caso a pessoa não melhore seus hábitos, em poucos anos, provavelmente irá desenvolver a condição!

Assim, os 3 tipos de hérnias de disco que existem são:

  • Protusa: em suma, o tipo mais comum! O núcleo do disco permanece intacto; mas há perda da forma oval;
  • Extrusa: O núcleo encontra-se deformado;
  • Sequestrada: núcleo extremamente danificado, podendo até dividir-se em duas partes!

Assim, como dito anteriormente, desenvolver hábitos saudáveis e que estejam de acordo com as normas básicas estabelecidas pela ergonomia, como: exercícios para fortalecimento da musculatura abdominal, postura corporal correta e exercícios de alongamento são medidas importantes para prevenir doenças da coluna, inclusive, as hérnias de disco.

Tratamento da hérnia de disco

Em síntese, as hérnias de disco localizadas na coluna lombar, em geral, respondem bem ao tratamento clínico conservador. Portanto, o quadro reverte com uso de analgésicos e antiinflamatórios, se a pessoa fizer um pouco de repouso e sessões de fisioterapia.

Assim, a escolha do tratamento, se cirúrgico ou não cirúrgico, considera a gravidade dos sintomas e o grau de influência nas atividades motoras. Indica-se a cirurgia  quando o paciente não responde ao tratamento conservador e nos casos de compressão do nervo exercida por parte do disco que saiu do lugar, pois corrigido esse defeito mecânico a dor desaparece completamente!

Hérnia de disco na gravidez

Vale aqui um alerta para as mulheres grávidas: caso tenham sido diagnosticadas com hérnia de disco, antes de engravidar, precisam estar cientes que durante a gestação a situação pode agravar! Mas porque isso acontece? Existe algum motivo específico?

Durante a gravidez, a progesterona leva ao aumento da frouxidão dos ligamentos do corpo. Assim, como a coluna vertebral possui ligamentos, estes ficam mais elásticos, permitindo que vértebra “escorregue”, agravando o problema!

Dessa forma, recomenda-se repouso, com as pernas apoiadas sobre uma almofada ou travesseiro e uso de compressas para o alívio da dor!

Consolidando a qualidade de clínica médica multidisciplinar, os profissionais do Instituto Emnh trabalham em conjunto, em diversos casos, demonstrando a capacidade da equipe de olhar o paciente por vários ângulos e de uma maneira mais humana.

Através de um corpo clínico de excelência, com capacidade de unir sabedoria e compreensão, oferecemos um centro médico de confiança para cuidar da saúde integral de toda a família.

Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente ou agende sua consulta!

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

Agende sua consulta