Emnh

Ortopedia de Mão: conheça a especialidade ortopédica

A mão é um dos membros essenciais à vida do homem, sendo também a parte que o diferencia de outros mamíferos, o que nos dá autonomia para realizar movimentos como escrever, segurar objetos, tocar instrumentos e praticar alguns tipos de esportes.

Cada mão possui 27 ossos que ajudam na realização de movimentos delicados com extrema perfeição e conta ainda com cartilagens, músculos e tendões.

Com todos esses atributos, fica perceptível os cuidados necessários ao longo da vida, para que nenhuma lesão venha a prejudicar o dia a dia de quem usa as mãos como instrumentos de trabalho profissional, doméstico e claro, nos momentos de lazer.

E um especialista em ortopedia de mão, ajuda exatamente na prevenção, diagnóstico preciso e tratamento de condições e doenças que possam acometer a região.

Doenças e traumas nas mãos

Ao longo da vida, utilizamos tanto as nossas mãos que sequer nos damos conta da sua complexidade e importância, entretanto, basta aparecer uma dor ou desconforto que vemos o quão valiosa é para fazer coisas simples como pegar o celular. 

Contudo, mesmo com os cuidados ainda podem aparecer algumas doenças e traumas nas mãos, que merecem a atenção para busca de uma avaliação e tratamento adequado.

Síndrome do túnel do carpo

Afeta o túnel do carpo (nervo mediano), cujo tem a função de oferecer a sensibilidade ao dedo polegar, indicador, médio e parte do anelar. 

Dedo em martelo

É uma lesão decorrente da ruptura (tendínea ou fratura) da estrutura dos dedos localizado na parte terminal do extensor, podendo ser por ruptura tendínea ou fratura, que causa a deformidade do dedo, impedindo de estica-lo, daí o nome “martelo”.

Dedo em gatilho

É o estreitamento dos tendões flexores em que o dedo fica na posição dobrada, normalmente, o polegar, comprometendo parcialmente o movimento do dedo.

Moléstia de Dupuytren

Se caracteriza pela presença de nódulos ou inchaço próximo à base do dedo anelar, polegar ou mínimo, onde, se não houver tratamento adequado e precoce, os dedos podem perder o movimento de extensão.

Tenossinovite de De Quervain

Descoberta na Suíça por um médico cirurgião no século XIX,  é uma lesão decorrente do desgaste de punhos flexionados ou quando os polegares ficam abertos (abduzidos).

Cisto Sinovial

A princípio, o cisto sinovial é um tipo de nódulo benigno, cujo possui formato de uma bolsa e que, frequentemente, acomete a parte do dorso do punho, podendo também atingir regiões como os tendões e articulações das mãos.

Fraturas do punho

As fraturas distais do rádio (o maior dos ossos que formam o antebraço), como também é conhecido, surgem devido vários fatores como osteoporose, comum em idosos, ou quedas de uma pessoa que se encontra com o braço estendido, em situações como acidentes de motocicleta e bicicleta (crianças e adolescentes).

Fraturas da mão

As fraturas da mão ocorrem quando o membro sofre algum trauma (impacto) de baixa ou alta energia, e como consequência, geram dor e limitações do movimento, dependendo da gravidade, local e qual deformidade se apresenta. 

Quando buscar ajuda de um ortopedista de mão

Seja durante um choque ou impacto (batida), uma queda, após um longo dia de trabalho ou prática esportiva, onde uma das mãos podem ter sido afetadas, é interessante que o indivíduo fique atento aos sintomas.

Dor, formigamento, sensação de queimação, inchaço, perda da força e dificuldade de realizar movimentos, são alguns dos sinais que indicam a necessidade de buscar um ortopedista de mão.

No caso de bebês e crianças, onde ainda não possuem facilidade em manifestar o incômodo, é ideal que os pais e cuidadores observem a mudança de hábito durante as brincadeiras, se está mais quieta e ainda se não está permitindo o contato nas mãos.

É importante a avaliação médica, inclusive com auxílio de exames de imagem, para evitar que um problema simples torne-se uma complicação maior, como desgaste e limitação dos movimentos, que por sua vez, vão impactar no dia a dia.

Idosos também devem ter atenção, já que nessa fase o risco de quedas e fraturas decorrentes da osteoporose podem diminuir as chances de cura, além do que, em muitos casos, a intervenção cirúrgica será necessária, cuja recuperação pode ser desafiadora.

Ortopedia de mão e opções de tratamento

Para muitas patologias e condições, o tratamento convencional, como fisioterapia e reabilitação, podem ser eficazes, favorecendo a melhora em curto e médio prazo.

No caso de doenças congênitas da mão, presentes desde o nascimento, estudos e técnicas de cirurgia têm se aprimorado com o objetivo de corrigir tais anomalias e que promovem auto estima e melhor capacidade de movimentação das mãos para as tarefas diárias. 

O procedimento cirúrgico pode ser necessário, também, quando as alternativas convencionais não atingiram o sucesso esperado, em que o paciente ainda sente dor excessiva, falta de flexibilidade e força na região dos punhos e dedos.

Logo, essa opção de tratamento é feita pelo ortopedista especialista em mão, que encaminhará a um médico cirurgião para a realização do procedimento, nos casos em que ele não possua habilitação para tal.

O tipo de cirurgia dependerá do tipo de afecção do paciente, como por exemplo, pode ser indicada a microcirurgia, quando necessário reconstruir ou reconectar os nervos  (nervos periféricos e plexo braquial) aos tendões, que exige do profissional, elevado nível de conhecimento técnico, por ser um procedimento delicado, com o uso de instrumentos de alta precisão. 

Essa técnica é utilizada principalmente para doenças como reumatismo, diabetes e alguns tipos de infecções.

As mãos por sua vez, podem precisar da reconstrução dos tecidos, onde a técnica é a de cirurgia plástica, da qual é feita por um especialista que por meio de um enxerto de pele, ossos e tendões, visa diminuir as cicatrizes de procedimentos anteriores, ou ainda, decorrentes de algum acidente que o paciente tenha sofrido.

O método de reconstrução, é conhecido como zetaplastia e ainda ajuda a promover uma melhora na flexibilidade dos dedos das mãos e que também pode atuar na colocação de próteses nas articulações do membro.

O Instituto Emnh possui área de atendimento clínico, exames de imagem e laboratoriais, além de contar uma infraestrutura para cirurgias de baixa complexidade, que geram praticidade e conforto em momentos tão decisivos, quanto o de cuidar da saúde.  e
Sente algum desconforto nas mãos? Agende uma consulta com ortopedista de mão,no Instituto Emnh.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

Agende sua consulta