Ortopedia de Ombro: conheça mais sobre a especialidade ortopédica
O ombro, possui uma das articulações com maior grau de complexidade, cuja estrutura é delicada e cheia de funções que ajudam na movimentação do braço, e por isso, a ortopedia de ombro é uma especialidade médica que contribui para a melhora de pacientes com doenças e condições nesta parte do corpo humano.
Cada ombro é constituído ossos que formam a articulação, sendo eles, a clavícula, escápula e úmero, além dos músculos e tendões que ajudam o indivíduo a realizar inúmeras atividades, graças aos movimentos variados que permitem que os braços sejam inclinados para cima e para baixo com exatidão.
Entretanto, problemas nos ombros são comuns, sendo a terceira maior causa que leva os pacientes a visitarem um ortopedista.
Tendinites, bursites, capsulite adesiva, além de doenças congênitas e desgastes ósseos são algumas das causas que geram queixas e desconfortos, onde um diagnóstico preciso e tratamento adequado são fundamentais para evitar a progressão do quadro.
Doenças e traumas no ombro
Principalmente na fase adulta, e em alguns casos, na terceira idade os ombros começam a dar sinais de que algo não está bem, onde requer que o paciente tome a decisão precoce de buscar atendimento especializado a fim de investigar qual a causa do incômodo.
Lesão do manguito
Caracteriza-se pela ruptura de um ou mais tendões que compõem o manguito rotador, podendo ser o subescapular, supraespinhoso, infraespinhoso e, redondo menor, e que sua causa pode ser atribuída a fatores como, genética, tabaco, impacto na parte óssea, idade, fator genético, sobrecarga ou natureza traumática decorrente de atendimento hospitalar anterior.
Instabilidade do ombro
Conhecido também como frouxidão articular, ou como o ombro que saiu do lugar, a instabilidade do ombro é causada por uma luxação recorrente de um trauma, ou até mesmo, por um movimento comum do dia a dia.
A ortopedia de ombro é imprescindível neste caso, para evitar o aumento da lesão óssea, logo, outras complicações como a soltura do tendão do bíceps (slag lesson).
Artrose de ombro decorrente de desgaste
Um processo natural em que o corpo de forma geral sofre é o desgaste e com as articulações e estrutura do ombro não é diferente.
A artrose de ombro, então, é o que acontece quando os revestimentos de cartilagem sobre as articulações são danificadas pela ação do tempo, ocasionando a degeneração da parte responsável pela movimentação fluída da região.
Atividades esportivas e domésticas também causam lesões no ombro
Mesmo sendo atividades diferentes, em que uma realiza alongamentos e sessão de aquecimento, enquanto a outra, não se costuma fazer nada disso, ambas são comuns no aparecimento de lesões do ombro, seja por excesso de repetição, ou pelo famoso “por mau jeito”.
A ortopedia de ombro, por ser uma especialidade médica que possui experiência clínica e conhecimentos detalhados nesses tipos de fratura, é o mais indicado a se buscar, principalmente quando as medicações e tratamentos sugeridos pelo ortopedista geral não demonstraram resultados positivos, casos em que o paciente busca ajuda médica de plantão.
Para evitar que o esporte não seja abandonado ou que o indivíduo perca a autonomia na realização dos trabalhos domésticos, o especialista em ombro fará uma avaliação minuciosa, incluindo exames de imagem, além de testes de força e outros que ajudam na identificação da lesão.
Isso se faz necessário para que o tratamento também seja satisfatório em um curto espaço de tempo, ajudando na retomada das atividades.
Tipos de tratamento para ortopedia de ombro
O avanço da medicina na ortopedia de ombro abrange desde o diagnóstico até o tratamento, já que o processo por um todo é realizado estudos com os mais variados casos de paciente, que no final, contribui para indicações eficazes.
No caso do tratamento conservador, esse se compõe pela combinação de medicamentos, repouso e fisioterapia, onde o médico vai acompanhar a evolução do paciente, no caso, a diminuição significativa de dor, em que o paciente começa a responder com a normalização dos movimentos.
Quando há a necessidade da reabilitação das funções do ombro e cotovelo, bem como, o controle da dor que não teve melhora com o tratamento conversador, a cirurgia é aconselhada.
A partir daí, exames específicos pré operatório são solicitados e recomendações são passadas ao paciente para que esteja ciente dos riscos e da recuperação após o procedimento.
Então, os tipos de cirurgia mais realizados são a artroscopia, para o tratamento de artrose, capsulite adesiva, instabilidade glenoumeral (instabilidade do ombro), síndrome de impacto, entre outros.
A artroscopia é descrita como uma cirurgia minimamente invasiva, com incisões menores que 1 cm, onde uma câmera é inserida, com a finalidade de observar as estruturas afetadas e que serão reparadas por meio de instrumentos cirúrgicos guiados pelo cirurgião.
O processo pode levar cerca de uma hora até a finalização e tem como benefícios a rápida recuperação e menor desconforto no pós-operatório, quando comparado a cirurgias abertas.
Quando buscar ajuda de um ortopedista de ombro
Cuidar da parte óssea é fundamental, mesmo que o corpo não apresente sinais. É interessante pelo menos fazer um check up com ortopedista, seja na fase da adolescência, adulta e terceira idade.
Entretanto, há alguns motivos que tornam a visita uma prioridade, como os listados abaixo:
Dores nas costas
Apesar de o foco ser ombro, o que ocorre é que quando o paciente sofre de dores em locais como as costas e que se não forem analisadas e tratadas, pode ocorrer problemas de desvio da postura que afetem o ombro, sendo uma forma errada que o indivíduo encontrou para compensar seu desconforto.
Pessoas que trabalham muitas horas sentadas, como os motoristas de aplicativo, ou em frente ao computador, precisam estar atentas à postura o tempo todo, já que ao longo do dia nossa disposição muda e o relaxamento inadequado da costas podem trazer problemas no futuro.
Imagine que uma dor nas costas pode acarretar em dores nos ombros, partindo para a má postura frequente, em que a lombar começa a dar sinais de dor e que por fim, toda a parte da coluna ficará comprometida. Então, havendo dor, procure um médico sem hesitar.
Doenças crônicas
Pessoas que possuem histórico familiar ou que já apresentam alguma doença crônica no ombro, precisam manter uma frequência de avaliação médica para acompanhar e controlar os sintomas e grau da afecção.
Isso porque, essa predisposição pode surgir em qualquer momento e ainda pode agravar, acarretando em outros desconfortos que impactam o dia a dia.
Traumas no ombro de acidentes ou lesões anteriores
Seja na fase da adolescência em que os riscos não são muito calculados ou mesmo durante a realização de uma tarefa no trabalho que envolva o risco de queda, o fato é esses acidentes são comuns e mesmo depois de um tratamento é possível que a área da lesão, o ombro no caso, volte a incomodar.
Dores musculares
Os pacientes costumam tomar medicações por conta própria, muitas vezes, influenciados pelas propagandas na televisão ou por indicação de amigos e familiares. Entretanto, utilizá-los desta forma pode mascarar problemas que exigem um tratamento diferenciado, que em longo prazo não traga surpresas desagradáveis.
Logo, qualquer sintoma constante e que limite os movimentos do ombro e até mesmo do cotovelo devem ser levados à um médico.
Você tem alguma dor ou desconforto no ombro? Agende uma consulta com ortopedista de ombro no Instituto Emnh.