Emnh

A Tenossinovite De Quervain é uma condição médica dolorosa que afeta os tendões localizados na região dorsal do punho, chamada de estilóide radial.

Os tendões extensor curto do polegar e abdutor longo do polegar e cada bainha (estrutura com formato de saco) do tendão, encontram-se inflamados, e como consequência, causa o  espessamento da primeira bainha extensora dorsal.

A dor causada pela Tenossinovite De Quervain ocorre durante a rotação do pulso, ou em movimentos de agarrar ou cerrar os punhos (fechar a mão).

A saber, a condição médica leva esse nome, graças ao cirurgião suíço, Fritz de Quervain, que em 1895, um, publicou cinco relatos de casos de pacientes com um primeiro compartimento dorsal dolorido e espessado no punho. O médico também é conhecido por seus estudos na glândula tireoide, outra especialidade encontrada no Instituto Emnh.

O fato é que,cada vez mais doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) estão surgindo, o que necessita de mais atenção a prevenção das doenças da mão, incluindo na rotina de saúde, a visita a um médico especialista.

O que causa a Tenossinovite De Quervain

Embora a causa exata da Tenossinovite De Quervain não seja conhecida, sabe-se que qualquer atividade que consista em realizar movimentos repetitivos da mão ou do punho, certamente, causará algum dano, em médio e longo prazo.

Algumas das atividades comuns em que os pacientes chegam aqui na clínica se relacionam com práticas esportivas como jogar golfe, ou tênis. 

Outros exemplos causadores da Tenossinovite De Quervain, são trabalhos manuais como jardinagem, pintura, segurar uma caneta ou lápis para escrever horas a fio, ou levantar um bebê constantemente, são situações onde facilmente a pessoa se confunde com uma dor momentânea, mas que pode ser o princípio da inflamação.

A preocupação médica é elevada, tanto para o diagnóstico preciso, quanto para o tratamento e prevenção, em que mais pesquisas são necessárias para entender a causa exata da Tenossinovite De Quervain.

Contudo, qualquer atividade repetitiva que cause a compressão de dois tendões (que prendem o músculo ao osso) pode causar a Tenossinovite.

Assim sendo, é uma condição multifatorial, onde outros agentes podem desencadear o problema:

  • Idade entre 30 e 50 anos,apresentam uma maior quando comparado a outras faixas etárias;
  • Mulheres apresentam maior predisposição à Tenossinovite De Quervain;
  • Mulheres grávidas podem ter a condição, uma vez que possuem a tendência ao afrouxamento das articulações, causados pelos hormônios;
  • Doenças na mão pré existentes (que não foram tratadas adequadamente), também estão relacionadas;
  • Levantar bebês constantemente, sobrecarregam o uso dos polegares (fazendo-os de alavanca).

Sintomas da Tenossinovite De Quervain

Pessoas que sofrem da Tenossinovite De Quervain, geralmente, sentem dor no pulso ao realizar movimentos de beliscar, agarrar, fechar o punho ou esticar o pulso em direção ao dedo mínimo. 

Além disso, nota-se inchaço e rigidez próximo à base do dedo polegar, e em casos mais graves, a dor também pode irradiar para o antebraço.

Diagnóstico e Tratamento para Tenossinovite De Quervain

O diagnóstico da tenossinovite de De Quervain, é por meio de uma entrevista com ortopedista com especialidade em doenças da mão, e um exame físico conhecido como teste de Finkelstein.

Esse teste tem como objetivo avaliar se o paciente apresenta ou não a Tenossinovite De Quervain, onde pede-se ao mesmo que posicione o polegar contra a palma da mão, e cobri-lo com os demais dedos e, na sequência solicita-se que desvie o punho para a direção ulnar (do dedo mínimo).

A constatação da tenossinovite é a queixa de dor e limitação do movimento durante a realização do teste, e que a partir daí, um exame de imagem como a ultrassonografia pode ser solicitado como complemento, a fim de iniciar o tratamento.

As opções não cirúrgicas, normalmente são as primeiras alternativas médicas e que, conforme a resposta do paciente ao tratamento, pode-se determinar ou não a necessidade de cirurgia. 

Dentre os métodos convencionais, podemos citar:

  • Remédios para reduzir a dor e inchaço;
  • injeções de medicamentos corticosteróides na bainha do tendão que costumam apresentar resultados satisfatórios, logo na primeira aplicação;
  • Terapia com fisioterapeuta ou um terapeuta ocupacional;
  • Imobilização do polegar e pulso, mantendo-os retos com uma tala ou cinta para trazer alívio aos tendões;
  • Repouso da mão afetada ou diminuição das tarefas que causem o agravamento;
  • Aplicação de gelo na área afetada;
  • Indicação de exercícios para o pulso, mão e braço que visam o fortalecimento dos músculos e redução da dor.

Cirurgia para Tenossinovite De Quervain

Quando o tratamento não apresenta resultado satisfatório e o paciente perde sua qualidade de vida, a cirurgia para Tenossinovite De Quervain é indicada.

O procedimento é feito sob sedativo e anestesia local, por meio de uma pequena incisão   na abertura do compartimento extensor, para disponibilizar mais espaço para os tendões, e que não causa nenhum dano à estrutura da mão do paciente.

Como resultado, os tendões podem deslizar-se  livremente, eliminando as dores e limitações do movimento causados pela doença.

A recuperação por sua vez, é algo que o paciente deve seguir corretamente, desde o tempo de descanso, os exercícios de fortalecimento e a reabilitação do membro operado, evitando assim, problemas futuros.

Tenossinovite de De Quervain tem cura?

Quando o paciente está com muita dor, ou seja, com uma inflamação bem intensa, a preocupação dele normalmente, é se terá uma vida normal novamente, com a cura da  tendinite De Quervain.

E o lado positivo é que tem cura, desde que o tratamento seja adequado ao paciente e suas características individuais, onde o tempo para a recuperação total pode levar alguns dias, e nos casos crônicos, o acompanhamento é mais longo, em torno de semanas ou meses.

Resolvida a inflamação que é a característica principal da condição, o pulso está novamente apto, entretanto, pede-se ao paciente que tenha um estilo de vida mais saudável, equilibrando melhor o tempo de descanso e trabalho, incluindo práticas de exercícios físicos, alongamento e aquecimento entre uma tarefa e outra.

O Instituto Emnh possui especialista em ortopedia da mão, que pode te ajudar com a Tenossinovite De Quervain. Procure-nos e saiba como trabalhar corretamente aumenta a produtividade sem expor sua saúde.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

Agende sua consulta