Emnh

Qualquer nódulo ou aumento de volume anormal na mão ou no punho considera-se um tumor. Contudo, vale ressaltar: o termo “tumor” não significa necessariamente que ele seja maligno ou um câncer. E outro fato: a maioria dos tumores na mão ou punho são benignos!

Dessa forma, eles podem ocorrem em qualquer tecido. Isso inclui tendões, pele e gordura. Além disso, aparecem de formas e aparências diferentes. Nos tecidos moles e ossos aparecem mais frequentemente como aumento de volume embaixo da pele; na pele, como mudança de coloração, verrugas e, às vezes, lesões.

Vamos entender um pouco melhor sobre o assunto?

Mão: estrutura admirável

A mão, estrutura tão importante em nossas vidas,  é a parte mais distal do membro superior e divide-se em três grupos distintos: ossos do carpo, ossos do metacarpo e as falanges. Cada grupo desempenha papel fundamental na movimentação e sustentação, permitindo que possamos escalar montanhas e pegar um copo.

Dessa forma, é  vital para um indivíduo ter a mão em pleno funcionamento, quando se fala de membros superiores!  E o motivo é óbvio: é com ela que  podemos realizar inúmeras tarefas de forma independente, desde trabalhar, praticar esportes, brincar com os filhos ou fazer alguma atividade terapêutica como pintura e jardinagem.

O ortopedista especializado em mãos atua nos cuidados que acometem a estrutura nervosa da região do pescoço, cotovelo e antebraço, incluindo suas respectivas estruturas: ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e punhos.

Tumor na mão: apenas benignos?

Diversos tipos de tumorações podem surgir nas mãos. Entre os principais, podemos citar:

  • Cistos sinoviais: antes de mais nada, não se trata de um tumor propriamente dito. Se parece muito com uma bexiga preenchida com líquido dentro; e costuma aparecer no punho e nos dedos.
  • Tumor de células gigantes: em suma, este é o segundo mais comum tumor de mão. Ao contrário do cisto sinovial, esses tumores são sólidos! São benignos e aparecem com mais frequência nos dedos.
  • Lipoma: a princípio, tratam-se de tumores gordurosos, também benignos. Além disso, crescem lentamente e têm consistência mais mole.
  • Econdroma: aparecem devido a uma falha no crescimento ósseo. Assim, um pedaço da cartilagem acaba permanecendo no interior do osso, sem necessariamente, tornar-se osso! 
  • Osteocondroma: protuberâncias ósseas envolvidas por uma camada de cartilagem.
  • Tumor glômico: Bastante raro. Contudo, como os outros, se trata de uma lesão benigna.

Por fim, existem outras causas para os tumores na mão. Corpos estranhos, como uma lasca, por exemplo, causam reações que formam saliências na mão. Existe uma doença, chamada de Dupuytren, que apresenta nódulos firmes. Geralmente, são confundidos com tumores. O crescimento de vasos sanguíneos também pode ser confundido com tumores!

Diagnóstico dos tumores na mão

Primordialmente, exames físicos e revisão do histórico médico do paciente por um cirurgião especializado da mão, ajudam a determinar o tipo de tumor. Além disso, exames de imagem, como o de raio-x contribuem para a avaliação dos ossos, articulação e até dos tecidos moles.

Tratamentos do tumor na mão

A princípio, o tratamento padrão é a intervenção cirúrgica. Contudo, recomenda-se esse processo especialmente quando há sintomas incomodativos, ou quando a situação compromete o indivíduo em suas atividades diárias. 

A recuperação dos procedimentos cirúrgicos depende do tipo de tumor. Contudo, na maioria das vezes, não tem complicações, e por vezes, carece do uso de medicamentos e/ou sessões de fisioterapia para recuperação da força e dos movimentos.

Punção

Os tumores pequenos (menores que 0,5 cm) são mais difíceis de serem puncionados (leve perfuração para a retirada de fluídos) e se assintomáticos(que não causam dor ou desconforto), não necessitam de qualquer intervenção.

Nos tumores pequenos ou localizados nos dedos ou palma das mãos, a punção é mais difícil e menos efetiva. Nestes casos, quando o paciente sente dor, é recomendado a ressecção cirúrgica dos mesmos. Também indica-se a cirurgia nos cistos maiores que tornam a aparecer após punção prévia.

O Emnh é um instituto de medicina multidisciplinar localizado no Jardim das Perdizes e tem como principal missão cuidar da saúde de toda a família, desde a primeira infância até a idade adulta.

Portanto, oferecemos  uma estrutura completa, ampla e confortável para realização de consultas e exames. Assim, através de um corpo clínico de excelência, com capacidade de trabalhar com sabedoria e empatia, oferecemos um centro médico de confiança para cuidar da saúde integral de todos os perfis de pacientes, inclusive aqueles que sofrem de algum tumor na mão!

Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

Agende sua consulta