A psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento. Ela usa procedimentos sistemáticos e objetivos de observação, medição e análise, apoiados por interpretações teóricas, generalizações, explicações e previsões.
Os psicólogos tomam o comportamento humano como dados brutos para testar suas teorias sobre como a mente funciona. Para os pacientes, isso significa compreender quais são os processos mentais que estão desencadeando reações negativas em suas vidas.
Qualquer tentativa de explicar por que os seres humanos pensam e se comportam da maneira que fazem estará ligada a um ramo da psicologia. Os braços da psicologia são:
Psicologia clínica
Ela integra ciência, teoria e prática para compreender, prever e aliviar problemas com adaptação, incapacidade e desconforto. Um psicólogo clínico concentra-se nos aspectos intelectuais, emocionais, biológicos, psicológicos, sociais e comportamentais do desempenho humano ao longo da vida de uma pessoa, em diferentes culturas e níveis socioeconômicos.
A psicologia clínica pode nos ajudar a entender, prevenir e aliviar o sofrimento ou a disfunção psicologicamente causadas e promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal de um indivíduo.
Psicologia cognitiva
Investiga processos mentais internos, como resolução de problemas, memória, aprendizado e linguagem. Ela analisa como as pessoas pensam, percebem, comunicam, lembram e aprendem. Os psicólogos cognitivos analisam como as pessoas adquirem, processam e armazenam informações.
Psicologia do desenvolvimento
Estudo científico das mudanças psicológicas sistemáticas que uma pessoa experimenta ao longo da vida, muitas vezes referida como desenvolvimento humano.
Psicologia evolucionária
Analisa como o comportamento humano, como a linguagem, foi afetado por ajustes psicológicos durante a evolução.
Psicologia forense
Envolve a aplicação da psicologia à investigação criminal e à lei. Este profissional pratica a psicologia como uma ciência dentro do sistema de justiça criminal e dos tribunais civis.
Psicologia da saúde
Observa como o comportamento, a biologia e o contexto social influenciam a saúde e o surgimento de uma doença.
Neuropsicologia
A neuropsicologia olha para a estrutura e função do cérebro em relação aos comportamentos e processos psicológicos.
Através de uma avaliação neuropsicológica é possível determinar se uma pessoa tem probabilidade de apresentar problemas comportamentais após uma lesão cerebral suspeita ou diagnosticada, como um derrame.
Psicologia ocupacional
Os psicólogos ocupacionais ou organizacionais estão envolvidos em avaliar e fazer recomendações sobre o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho e no treinamento. Eles ajudam as empresas a encontrar formas mais eficazes de funcionar e a entender como as pessoas e os grupos se comportam no trabalho.
Psicologia social
Utiliza métodos científicos para entender como as influências sociais impactam o comportamento humano.