Algumas ocorrências na vida, como acidentes e doenças agudas e crônicas, podem levar à perda de funções essenciais para o desempenho das atividades da vida diária. A Terapia Ocupacional é uma integrante essencial no programa de reabilitação, objetivando dar suporte ao sujeito para que ele possa desempenhar suas atividades com autonomia, dentro dos limites que são possíveis para o indivíduo. Saiba mais sobre a Terapia Ocupacional acompanhando o conteúdo a seguir!
Qual o diferencial da Terapia Ocupacional?
A Terapia Ocupacional é o campo profissional responsável pela reabilitação ocupacional, sendo que ela tem um olhar para a potencialidade do sujeito. Ela não olha para as limitações, mas sim, aposta nas capacidades do indivíduo e promove a estimulação por meio de atividades para impulsionar a reabilitação e a reintegração do indivíduo.
Quais são as bases do trabalho da Terapia Ocupacional?
A terapia ocupacional avalia capacidades essenciais para a execução das tarefas mais simples, como a capacidade de sentir a estimulação do ambiente e se movimentar, de elaborar e colocar um plano em prática e de querer fazer algo e persistir até que essa tarefa esteja concluída.
Essas capacidades podem ser prejudicadas de diversas formas, sendo papel do terapeuta ocupacional trabalhar com o sujeito o aperfeiçoamento dessas questões, visando a melhora funcional. Caminha-se na direção da promoção da autonomia, apostando no potencial do indivíduo e valorizando-o em sua integralidade.
Como funciona o trabalho da Terapia Ocupacional?
A TERAPIA OCUPACIONAL desenvolve junto ao sujeito um programa de metas de curto prazo (alcançáveis em períodos menores) e de longo prazo (que indicam o que esperar do total do processo) na reabilitação.
O profissional conduz um programa de treino de atividades, que são feitas de forma gradativa e assistida pelo terapeuta ocupacional. A base de atuação é nos princípios de recuperação, reabilitação e reintegração por meio da atividade humana. O enfoque é na promoção de autonomia e em auxiliar o sujeito a recuperar ou alcançar independência em suas ocupações.
Lembramos que os programas de reabilitação são elaborados de forma individualizada, a partir de uma avaliação das necessidades e do que é possível para o indivíduo. O sujeito participa ativamente do processo, sempre com enfoque na autonomia e na valorização da dignidade humana.
Para quem a Terapia Ocupacional é indicada?
A terapia ocupacional é indicada para qualquer pessoa que apresenta alguma dificuldade, restrição ou déficit na vida funcional e ocupações. Ela pode ser aplicada, por exemplo, para auxiliar pessoas na recuperação funcional no pós-cirúrgico, após lesões e diante de doenças como fibromialgia, artrite, artrose, linfedema, acidente vascular cerebral, entre outras. Também é indicada para pacientes com doenças congênitas ou com deficiência.
No Instituto Emnh, contamos com uma profissional de Terapia Ocupacional. A Dra. Ester Chana Aizic é terapeuta ocupacional especialista em distúrbios vasculares. Na assistência, ela possui experiência na área de Terapia Ocupacional em saúde da mulher, pós-mastectomia, pós-cirúrgico em cabeça e pescoço, linfologia, reabilitação em algias vertebrais, avaliação funcional e prescrição de tecnologia assistiva. Ela trabalha com muita dedicação e empenho para auxiliar seus pacientes na recuperação funcional e no ganho de autonomia. Entre em contato e agende a sua consulta!