A urologia é a área da medicina responsável por estudar e tratar doenças que são relacionadas às vias urinárias (os rins, ureteres, bexiga e uretra) de homens e mulheres. No caso dos homens, a especialidade ainda se estende no trato do pênis, da próstata, e da bolsa escrotal.
O médico urologista é quem atua nesta área e trabalha na prevenção de doenças, realização de diagnósticos e cirurgias. Ele também é apto para tratar enfermidades relacionadas aos rins, bexiga, uretra, órgãos do sistema reprodutor masculino, como infecção bacteriana na bexiga, cálculo renal, câncer de pênis e de testículo, incontinência urinária, disfunção erétil e infertilidade masculina.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, as patologias mais comuns são: incontinência, disfunção erétil, aumento da próstata, câncer de próstata, infecções urinárias e câncer da bexiga.
É importante procurar um urologista caso observe qualquer sinal de sangue na urina, dor ao urinar, mudanças na frequência em que vai ao banheiro e no fluxo da urina, perda involuntária de urina, infecções urinárias frequentes, alterações palpáveis no abdômen ou na região renal, ou quando sentir dor na região lombar-abdominal e virilha.
E nos homens, também é válido agendar uma consulta com esse profissional quando houver disfunção erétil, detecção de nódulos no testículo ou mesmo dor na região.
Também é válido ressaltar que homens a partir de 40 anos têm um compromisso anual com um médico para realizar exames de próstata, mesmo que não apresentem sintomas aparentes de doenças.