A cirurgia vascular é a área da medicina que realiza procedimentos no sistema circulatório e vascular, englobando as veias e artérias, e no sistema linfático, mais precisamente nos vasos linfáticos. E a clínica médica Emnh conta com profissional especializado nessa área.
O sistema circulatório é o responsável por levar vitaminas, nutrientes e oxigênio por todo o corpo, saindo do coração e chegando aos outros órgãos, como estômago e rins, e aos membros do corpo, como as mãos e os pés.
Quando algum problema acomete essa parte vital para o funcionamento do organismo, podem ocorrer complicações mais graves, como a gangrena, que leva à amputação de braços, pernas e dedos.
Diferença entre angiologista e vascular
A princípio, ambas atuam na área da medicina vascular, a diferença é que a angiologia, é responsável pelo tratamento clínico, de doenças relacionadas a vasos sanguíneos e linfáticos, enquanto, o vascular (cirurgia vascular) se refere a especialidade médica de procedimento cirúrgico, visando tratar as consequências dos problemas vasculares.
A saber, o médico cirurgião vascular também pode realizar a avaliação e tratamentos clínicos que afetam a circulação sanguínea.
Então, a angiologia, bem como a cirurgia vascular, atuam na avaliação e tratamento adequado ao sistema vascular, onde, ambos podem tirar suas dúvidas sobre o assunto.
Sintomas de problemas vasculares
As doenças vasculares, também conhecidas como doença arterial periférica, apresentam sintomas que podem incluir:
- Fisgadas na perna, principalmente na região da panturrilha;
- Dores, sensação de cansaço ou fadiga nas pernas;
- Dor nos glúteos;
- Dores, dormência ou sensação de queimação nos pés (mesmo em repouso);
- Feridas ou rachaduras na pele das pernas e pés;
- Perda de pelos das pernas ou crescimento lento das unhas dos pés;
- Diminuição da temperatura da pele
- Disfunção erétil;
- Claudicação intermitente (dificuldade do sangue em chegar às extremidades do corpo);
- Fraqueza ou dormência nas pernas;
- Alterações na cor da pele podendo ficar avermelhada, azulada ou esbranquiçada;
- Feridas nos dedos, pés ou pernas que demoram a cicatrizar;
- Pulsação baixa nas pernas ou pés.
É importante estar atento aos sintomas, uma vez que eles podem ter relação direta com problemas circulatórios ou ainda que sejam sinais de doenças que desencadeiam as doenças vasculares, como a diabetes, por exemplo.
Fatores de risco
As doenças vasculares não possuem uma causa específica, mas o que se vê nos consultórios são pacientes que apresentam fatores de risco que predispõe o seu surgimento, sendo elas:
- Colesterol alto;
- Hipertensão arterial (pressão arterial alta);
- Sedentarismo;
- Sofrer de outras doenças vasculares;
- Diabetes;
- Histórico familiar;
- Histórico de doença vascular na família;
- Idade avançada;
- Obesidade;
- Ser fumante ou ter sido por um período da vida;
- Ter sofrido derrame (AVC) anteriormente;
- Cardiopatias (doenças cardíacas).
Por isso se faz importante contar com uma clínica médica que ajude você e sua família na orientação, prevenção e tratamento para doenças em geral, que podem acarretar complicações maiores, tornando a ser uma doença vascular, tais como:
- Insuficiência Venosa Crônica popularmente conhecida como varizes;
- Trombose Venosa Profunda (TVP);
- Pé de Diabético;
- Doença Carotídea (aterosclerótica carotídea);
- Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP);
- Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA).
Quando procurar um médico vascular?
O recomendável é que apresentando os fatores de risco citados ou não, o indivíduo tenha consciência de incluir uma visita ao médico vascular desde a fase adulta, e com uma frequência maior a partir dos 40 a 50 anos é ideal para prevenção e diagnóstico precoce de doenças vasculares.
No caso das pessoas que apresentam algum tipo de comorbidade que intensifica a circulação sanguínea e suas funções, a atenção deve ser maior ainda, onde o acompanhamento médico multidisciplinar agrega muitos benefícios para a saúde do paciente em longo prazo.
Sobretudo, ao apresentar sinais sutis ou sintomas mais evidentes e desconfortáveis, torna-se urgente a orientação de um cirurgião vascular ou angiologista.
Dessa forma os sintomas serão investigados clinicamente e, se necessário, exames serão solicitados para um diagnóstico assertivo e um tratamento mais adequado.
Tratamento de varizes e outras patologias vasculares
Os tratamentos realizados na cirurgia vascular envolvem a desobstrução de veias e artérias que tiveram seu fluxo de sangue interrompido ou diminuído, como acontece na aterosclerose.
Outras condições também podem ter recomendação cirúrgica, é o caso da trombose venosa profunda, vasculites, trauma vascular, pé diabético, erisipela, linfangite e outros problemas no fluxo sanguíneo.
O tratamento de varizes, que podem acometer as pernas de pessoas em certa faixa etária, também é feito dentro dessa especialidade médica. A cirurgia vascular também é recomendada para o tratamento de aneurismas, porém dependendo da gravidade do caso, o procedimento pode ser feito com acompanhamento de neurocirurgiões.
Dentro dessa especialidade existe ainda a chamada cirurgia vascular periférica, que é realizada quando há estreitamento e endurecimento de veias e artérias localizadas nos pés e nas mãos.
No caso de pacientes oncológicos, que necessitam de cateteres e acessos, é possível que o cirurgião vascular realize o procedimento para que ele seja feito de forma precisa e correta, facilitando tratamentos como a quimioterapia.
Inclui-se nos tratamentos alternativas menos invasivas, como o uso de medicamentos, meias elásticas e endolaser dependendo do tipo e gravidade que se encontra a doença.
Como prevenir doenças vasculares?
A medicina está atenta ao estilo de vida atual das pessoas, onde, muitas vezes, cuidados básicos têm sido deixados de lado, e isso em alguns anos trará efeitos negativos na qualidade de vida.
Pensar na qualidade da circulação sanguínea e assim, buscar métodos de prevenção, certamente, ajudará todo o organismo, portanto, vão algumas dicas das quais contar com ajuda médica é necessária:
- Prevenir e controlar o diabetes;
- Fazer uma alimentação rica em produtos naturais;
- Diminuir o consumo de industrializados, alimentos açucarados e gordurosos;
- Exames e check ups devem ser feitos periodicamente;
- Analise seu corpo, sua pele e veja se sofreu alterações;
- Pratique exercícios físicos de forma adequada;
- Evite problemas nos pés e pernas, usando calçados apropriados e deixando-os em repouso, sempre que possível;
- Evite fumar ou pare de fumar o quanto antes;
- Controle a pressão arterial;
- Gestantes, busque orientação médica em caso de inchaços e desconfortos nas pernas frequentes e em qualquer hora do dia.
Marque uma consulta com cirurgião vascular
Um cirurgião vascular está apto a tirar suas dúvidas. Agende uma consulta no Instituto Emnh e mantenha sua saúde em dia.