Quando fazer check up vascular
Atualmente, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), entre as dez doenças que mais causam mortes no mundo todo está o AVC (Acidente Vascular Cerebral), que ocorre devido a obstrução das carótidas, artérias localizadas no pescoço, responsáveis por levar oxigênio e sangue para o cérebro.
Se partirmos para números reais, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos, vítimas de doenças como aneurismas e ataques cardíacos.
Contudo, outras doenças vasculares também podem levar à morte ou trazer sérias sequelas. Dentre elas podemos citar a doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), pé diabético, aneurisma da aorta e trombose venosa profunda.
Dessa forma, vamos entender melhor as doenças vasculares.
Doenças vasculares
Em suma, as doenças vasculares compreendem uma grande variedade de problemas nas artérias, veias e também nos vasos linfáticos, que são responsáveis por drenar a linfa dos tecidos de todo o corpo. Esse fluido, entre outras funções, elimina as impurezas produzidas pelas células durante o metabolismo.
Nesse sentido, as doenças vasculares mais comuns, envolvem o sistema venoso, ou seja, atinge os vasos responsáveis por levar o sangue para o coração.
Assim, as doenças vasculares geralmente são associadas a fatores de risco como o cigarro, obesidade, sedentarismo, diabetes e alterações metabólicas. Todos os problemas vasculares devem se tratados imediatamente, pois, dependendo do segmento comprometido, podem causar:
- Perda do membro por trombose arterial;
- Feridas isquêmicas nas pernas por falta de circulação;
- Acidentes vasculares cerebrais.
Portanto, podemos citar algumas doenças vasculares mais comuns:
- Trombose Venosa Profunda: Tem sua causa associada a coagulação do sangue no interior das veias. Entre os sintomas mais comuns podemos citar o inchaços e dores no corpo.
- Pé diabético: Em suma, acontece devido ao mau controle da diabete. Ao longo do tempo, acontecem alterações no sistema nervoso, e a perda da sensibilidade nos pés, além do ressecamento. Caso não seja tratado, gera amputação do membro.
- AVC (Acidente Vascular Cerebral): Causada pelo entupimento ou rompimento de um vaso que leva sangue ao cérebro.
- DAOP (Doença Arterial Obstrutiva Periférica): Em síntese, caracteriza-se pela dificuldade da passagem de sangue devido às placas de gordura, cálcio e pela própria degeneração da parede do vaso. Nesse sentido, o principal sintoma associado é a dor na batata da perna ao caminhar.
- Aneurisma Periférico: Caracteriza-se pela dilatação anormal da parede de artérias periféricas, como a femoral, virilha, carótida, pescoço e dos braços. Entre os principais sintomas associados temos dor, formigamento e inchaço.
Sintomas
Em suma, os principais sintomas incluem dor em membros inferiores com dificuldade para andar, inchaço súbito ou repentino no nível das pernas, frio, formigamento e falta de força para realizar coisas simples.
Portanto, não deve-se de modo algum subestimar qualquer sintoma relacionado. Elas necessitam de diagnóstico imediato e tratamento específico, pois há riscos de maiores complicações, como a perda de membros, citado anteriormente.
Dessa forma, sabe o que é um Check up vascular? No que ele ajuda?
Check up Vascular
O termo, vem do inglês, que quer dizer “checar”, ou “analisar”, se está tudo certo ou tudo bem com algo. Assim, o check up vascular se constitui na identificação dos sinais que provocam doenças, existência de problemas vasculares e possíveis problemas na circulação de sangue do corpo. E tudo isto, através de exames clínicos e laboratoriais.
Portanto, ele é de extrema importância quando feito de forma preventiva, para evitar qualquer tipo de complicações futuras. Além da realização dos exames, é realizado o ultrassom vascular, por meio de um equipamento chamado Doppler. Em suma, este equipamento mede a espessura e grau de calcificações das artérias. Assim, através dele, são feitos diagnósticos em relação às doenças vasculares.
O profissional capacitado para tal é o angiologista, utilidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos, como varizes, aneurismas e obstruções arteriais. Pode atuar também com conjunto com a cirurgia vascular que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças relacionadas.
Por fim, indica-se o check up vascular para pessoas acima dos 40 anos com fatores de risco. Dentre esses fatores, podemos citar a hipertensão, obesidade, diabetes, etc. Já para as doenças venosas, que acomete cerca de 15 a 20% da população, recomenda-se a avaliação independente da idade
Como é realizado o check up vascular?
A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) criou um programa que estimula as pessoas a procurarem um especialista para verificar seus riscos para as doenças vasculares. Assim, trata-se de consultas de rotina com o angiologista, onde avaliam-se os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças vasculares.
Além disso, são também realizados exames físicos para detectar alterações vasculares precocemente, e se necessário, mais alguns exames complementares. Isto tudo como forma de identificar de forma precoce algumas doenças vasculares que não apresentam sintomas até estarem em estágios mais avançados.
Dessa forma, o check up vascular é importante para todos indivíduos, com foco em pacientes que tenham antecedentes de colesterol alto, hipertensos, diabéticos e tabagistas, já que esses fatores contribuem para o aparecimento mais precoce da doença.
Quer saber mais sobre a check up vascular? Precisa começar a fazer os exames?