Emnh

Tratamento de varizes com laser na clínica médica

Uma evolução nas técnicas de secagem de vasinhos das pernas, o tratamento de varizes com laser é uma evolução contínua, que pode ser aplicado em muitos casos trazendo conforto ao paciente. Na clínica médica Emnh realizamos esse procedimento.

As pernas são os membros afetados pelas varizes, que nada mais são que veias dilatadas, deformadas e muitas vezes, superficiais, que surgem quando não há circulação sanguínea eficaz, seja por questões de saúde ou por fatores externos que ocasionam, dor, coceira, sensibilidade e inchaço locais.

Dessa forma, quando não tratada inicialmente, o caso pode evoluir para a ineficiência venosa, que significa a falta de fluxo sanguíneo adequado, ou ainda, que circulam de forma inadequada no pelo corpo, no sentido dos pés, ao invés de retornarem ao coração, condição conhecida como refluxo das veias.

Com isso, além do desconforto estético, em casos mais raros, pode se romper causando hemorragias.

Fatores de risco para o desenvolvimento de varizes

A saber, as varizes são aquelas veias mais “saltadas’’ que aparecem ao longo das pernas que se caracteriza pela sua coloração e forma que geram destaque na pele do membro afetado.

Logo, homens e mulheres podem desenvolver as varizes, entretanto, as mulheres são mais afetadas devido fatores hormonais, menstruação e gestação. Além disso, outros fatores comuns são vistos nos pacientes como:

  • Homens e mulheres em idade avançada;
  • Sedentarismo;
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Tabagismo;
  • Uso de pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal;
  • Predisposição genética;
  • Uso frequente de sapato de salto alto;
  • Ficar muito tempo em pé;
  • Anomalias nas veias e artérias, com as fístulas arteriovenosas (FAV);
  • Pacientes que tenham sofrido de trombose venosa profunda.

Portanto, o ideal é buscar a prevenção desses fatores de risco, onde cuidados com o estilo de vida e consultas periódicas com o angiologista ou cirurgião vascular, podem fazer toda a diferença, com o passar dos anos.

Como é feito o tratamento de varizes com laser 

Conhecido também como Escleroterapia a laser ou ainda, como laser transdérmico, é realizado por um médico especialista em cirurgia vascular, um procedimento que visa diminuir ou eliminar os vasos de pequeno e médio calibre (os mais indicados para esse tipo de tratamento) das pernas.

É interessante saber que essa alternativa é indicada em casos iniciais do surgimento dos vasinhos, além disso, também pode ser aplicado em vasinhos que possam surgir na face, no caso do nariz e das bochechas e tronco.

Dessa forma, a escleroterapia a laser ajuda a reduzir os microvasos quando realiza o aumento da temperatura na parte interna do vaso, por meio da emissão de uma luz, que por sua vez, desloca o sangue contido para outro vaso, logo, causa a eliminação, posteriormente, a reabsorção desse vaso pelo organismo.

No caso deste tratamento de varizes com laser, em especial, é considerado minimamente invasivo e com o benefício de rápida recuperação, quando comparada aos tratamentos convencionais. 

Tratamento de varizes com laser endovenoso

Além do tratamento citado, existe ainda, o laser endovenoso ou endovascular, que consiste na colocação de uma fibra na parte interna da veia afetada, que faz  queima da mesma, quando elas apresentam maiores calibres. 

Em todo o caso, o tratamento de varizes pode ser feito, graças à variedade de laser que atendem com êxito as necessidades terapêuticas, sendo das mais superficiais às mais profundas.

Procedimento cirúrgico com laser

Há casos ainda, em que o tratamento é o de termoablação endovenosa a laser, uma cirurgia com laser, que consiste em retirar as veias varicosas maiores que não são eletivas nos tratamentos citados anteriormente.

Esse tratamento é realizado com a passagem de um tipo de fibra ótica por dentro da veia afetada, onde é feito o aquecimento via energia luminosa do laser , onde se introduz um cateter, que fecha as paredes dessa veia, perdendo sua função, fazendo com que o sangue circule por veias saudáveis.

O procedimento cirúrgico por laser é indicado principalmente para o tratamento da veia safena, que diferente da cirurgia tradicional, minimiza a quantidade de cicatrizes e hematomas e não há necessidade de internação hospitalar.

Quais riscos envolvidos tratamento de varizes com laser 

A princípio, os tratamentos a laser para pequenos e médios vasinhos não possuem tantos riscos, quanto ao procedimento com laser endovenoso, que com o avanço da tecnologia e técnicas cirúrgicas diminuiu bastante, ao longo dos anos.

Porventura, algumas complicações podem surgir, como: queimaduras de pele, neurite do nervo safeno (lesão do nervo safeno na retirada), aumento da melanina (hiperpigmentação), entre outras como, infecção local, hemorragia, dores e lesões nos nervos ao redor da região tratada.

Os riscos tanto podem ser durante a aplicação do laser, como podem surgir depois, no pós cirúrgico, quando o paciente não segue adequadamente as orientações do médico.

Tratamento a laser para varizes funciona?

Muitos estudos e técnicas de tratamento a laser têm sido aperfeiçoadas para que apresentem excelentes resultados e que ainda possam ser aplicados nos mais diversos casos.

Logo, a resposta é sim, o tratamento funciona e é amplamente sugerido por médicos angiologistas e cirurgiões vasculares, onde, o que vai depender é do tipo de veia varicosa que se apresenta no paciente, e não pense que isso vale para as veias visíveis, porque, muitas vezes, os exames de imagem demonstram vasinhos profundos, causadores do problema em si, que precisam ser tratadas.

Então, a quantidade de sessões em que o resultado aparecerá depende de cada paciente, assim como, se for verificado que o tratamento com laser não é o mais adequado, outros procedimentos serão estudados para minimizar o problema e trazer o bem estar ao paciente.

Por fim, outros tratamentos podem ser sugeridos, como radiofrequência, injeção de espuma, microcirurgia de varizes, flebectomia ambulatorial, injeção salina (escleroterapia) e stripping de veias ( cirurgia de remoção dos vasinhos).

Alguns desses tratamentos podem ser realizados em clínica médica, quando se caracterizam de baixa complexidade.

Tratamento de varizes com laser em São Paulo

Cuidar das varizes é mais que um cuidado estético e, sim, que garante a boa circulação sanguínea, que envolve principalmente o coração, logo, fazer adequar sua rotina e visitar o médico periodicamente evita que doenças apareçam em níveis mais avançados.
Um cirurgião vascular está apto a tirar suas dúvidas sobre tratamento de varizes. Agende uma consulta no Instituto Emnh e mantenha a saúde das suas pernas em dia.

Cuidar da sua saúde e da sua família é um ato de amor.

Agende sua consulta